Connect with us

O que você está procurando?

A prática de qualquer esporte exige mais de determinadas capacidades cerebrais. Mas até que ponto os atletas possuem um cérebro mais desenvolvido?
- FOTO: Shutterstock.com

Atletas têm funções cognitivas mais desenvolvidas, aponta pesquisa

A prática de qualquer esporte exige mais de determinadas capacidades cerebrais. Mas até que ponto os atletas possuem um cérebro mais desenvolvido?

Pesquisador da Universidade de Maastricht, na Holanda, o neuropsicólogo Erik Matser conduziu um estudo no qual a ideia inicial era a investigação dos efeitos das pancadas no cérebro de boxeadores. Os primeiros resultados mostraram que, apesar dos prejuízos, a capacidade de memorização e de captação de estímulos visuais dos atletas era superior a das pessoas em geral.

Em uma segunda fase da análise, o especialista acompanhou jogadores de futebol holandeses durante dez anos. A conclusão exposta foi a de que os atletas convocados para a seleção nacional demonstraram desempenhos mentais realmente melhores comparados aos demais colegas.

homem camiseta branca atletas

FOTO: Shutterstock.com

E, baseado nesses dados, Erik elencou as características cerebrais presentes nos atletas que se destacaram:

1. Agilidade no processamento de estímulos visuais (como o posicionamento dos adversários no campo);

2. Capacidade de antecipação (a maneira com a qual o atleta se destaca ao pensar e agir mais rápido que os demais em um cabeceio, por exemplo);

3. Memória (capaz de criar um repertório de reações praticamente naturais);

4. Combinação de todos esses fatores, que estão interligados (perceber a situação, selecionar a memória apropriada e tomar a decisão certa antes dos outros).

“As funções executivas estão especialmente ligadas aos processamentos cognitivos complexos necessários para desempenhar tarefas dirigidas a um propósito. Ou seja, estão relacionadas à capacidade de um indivíduo se dedicar a comportamentos orientados para um objetivo”, analisa Thiago Gomes de Lima, psicólogo especialista em neuropsicologia e psicologia do esporte.

Desse modo, as funções executivas, “tais como memória operacional, auditiva, visual, atenção seletiva, planejamento e flexibilidade, são decisivas para o sucesso no esporte”, completa Thiago.

Possuir uma memória avançada garante que o cérebro selecione mais rápido a melhor resposta em uma fração de segundos, permitindo que o atleta se antecipe na jogada – o processo é praticamente automático para eles. Os cientistas explicam que, além do modo como armazenaram as memórias, os esportistas de ponta também acessam essas informações de um jeito diferente. Ao ver ou experienciar a jogada, os craques a depositam diretamente na memória a longo prazo e os indivíduos comuns na memória temporária, facilmente esquecida.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevista: Érika Alfaro – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultoria: Thiago Gomes de Lima, psicólogo especialista em neuropsicologia e psicologia do esporte

Advertisement

Estilo de vida

Essa tradição chegou com tudo ao nosso país – são diferentes escolas do Budismo que chegaram desde o início da imigração em território brasileiro

Estilo de vida

Conheça as possíveis explicações científicas para a brincadeira do copo e outros jogos que envolvem invocação de espíritos e assustam as pessoas

Receitas

Aprenda a fazer uma deliciosa receita de cação ao molho de manjericão com refogado de espinafre. Fica pronto em menos de uma hora! Confira a receita!

Entretenimento

Será que a verdadeira história seria Adão e Lilith? Conheça a teoria que diz que Eva não foi a primeira mulher a ser criada por Deus!

Entretenimento

Após anos e anos de pesquisa, trechos da Bíblia permanecem obscuros. Conheça o mistério escondido por trás da história da Arca de Noé!

Estilo de vida

Somente a ingestão de vitaminas não garante uma memória perfeita. No entanto, a deficiência de algumas substâncias afeta o bom funcionamento do cérebro.

Estilo de vida

Os neurônios e as conexões possíveis na mente humana podem chegar a dezenas de bilhões, o que nos faz pensar no limite do cérebro para armazenar dados.

Estilo de vida

O sistema de recompensa no cérebro é fundamental para o ser humano. Porém, se descontrolado, pode gerar um vício em relação ao prazer