Connect with us

O que você está procurando?

Achar que tudo deve ser feito “para ontem”, a chamada precrastinação, colabora para aumentar a ansiedade. Saiba mais sobre a atitude.
- FOTO: Shutterstock.com

Correria do dia a dia pode contribuir para a ansiedade

Achar que tudo deve ser feito “para ontem”, a chamada precrastinação, colabora para aumentar a ansiedade. Saiba mais sobre a atitude.

“Não se afobe, não, que nada é pra já”. A letra da canção Futuros Amantes, de Chico Buarque, pode generalizar demais, mas não deixa de ter um fundo de verdade. Por mais urgente que algo seja, sempre há tempo para fazê-lo com calma. Apesar de o cantor e compositor estar se referindo ao amor, é possível aplicar a sugestão de não se afobar nas mais diversas situações do dia a dia, evitando, assim, despertar o monstro da ansiedade.

Mil e uma tarefas

“Hoje em dia, com a globalização digital, praticamente tudo precisa ser feito ‘aqui e agora’. O presente é feito da mistura entre as atividades rotineiras e a execução dos projetos que foram pensados lá atrás”, afirma o neurologista Martin Portner.

Correria do dia a dia pode contribuir para a ansiedade

FOTO: Shutterstock.com

O nível acelerado que a vida vem tomando, somado à facilidade de conectividade presente em dispositivos móveis, como celulares e tablets, e as cobranças cotidianas têm feito com que muitas pessoas ajam na forma de precrastinação, isto é, realizam uma tarefa tão logo a recebem. O motivo? Se livrarem antecipadamente da ansiedade que pode vir a surgir. No entanto, tal lógica pode gerar exatamente o efeito contrário, já que estamos o tempo todo fazendo algo, sem ter um momento para nós mesmos.

Veja mais:

Ansiedade: 2/3 dos pacientes podem ter sintomas depressivos

Pele: confira alguns problemas causados pelo estresse!

O estresse pode prejudicar a sua mente: descubra por que

 

Consultorias: Martin Portner, neurologista especialista em neurociência pela Universidade de Oxford, no Reino Unido; Semadar Marques, especialista em empatia, inteligência emocional, propósito de vida e liderança colaborativa.

Texto e Entrevistas: Natália Negretti – Edição: Augusto Biason / Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Os alimentos influenciam na qualidade de vida de qualquer pessoa. Para prevenir e até tratar algumas doenças é preciso ficar atento no prato.

Estilo de vida

Ler é uma atividade prazerosa para algumas pessoas e, quem não gosta, tem um novo motivo para ler livros: isso pode aumentar a expectativa de vida.

Estilo de vida

Quanto tempo de exercício por dia é necessário para ganhar saúde? Um estudo descobriu essa informação: 15 minutos são suficientes para dar bem-estar.

Estilo de vida

A crepioca une as proteínas do ovo e os carboidratos da tapioca. O resultado é um alimento completo! Veja 4 motivos para consumir.

Estilo de vida

A compulsão alimentar pode desencadear problemas como obesidade e diabetes. Confira 3 dicas que ajudam a combater o problema!

Estilo de vida

É normal que os transtornos mentais causem muitas dúvidas na população. Selecionamos alguns fatos para esclarecer sobre o tema. Confira!

Estilo de vida

Emagrecer se torna mais difícil quando chega a idade. Porém, existem outras causas que podem dificultar esse processo. Confira!

Estilo de vida

Transtornos como bipolaridade e esquizofrenia são mais comuns; outros, são menos conhecidas, mas possuem características peculiares. Confira!