Connect with us

O que você está procurando?

Aumento no nível de alguns neurotransmissores e diminuição de outros, sinapses enfraquecidas e memórias falhas: o estresse afeta o cérebro de várias formas
- IMAGEM: Shutterstock.com

Cérebro é afetado em situações de estresse

Aumento no nível de alguns neurotransmissores e diminuição de outros, sinapses enfraquecidas e memórias falhas: o estresse afeta o cérebro de várias formas

Comando central de todo o corpo, é no cérebro que se inicia o processo de reações ao estresse. Diante de uma situação de adaptação, o organismo passa a produzir alguns hormônios que são maléficos quando em excesso. “A ativação permanente do sistema nervoso simpático aumenta a produção de cortisol e de glicocorticóide. Essas substâncias enfraquecem as conexões sinápticas no hipocampo, que é uma região do cérebro capaz de criar novos hormônios e novas memórias”, conta Wallace Liima, professor de pós-graduação em saúde quântica, escritor e terapeuta quântico.

Com a memória afetada, o cérebro tende a potencializar e distorcer as memórias negativas, fazendo com que o indivíduo permaneça em um estado de preocupação, causando ansiedade.

Cérebro é afetado em situações de estresse

IMAGEM: Shutterstock.com

A região da amígdala, responsável pelas memórias subconscientes, também é afetada, contribuindo para intensificar a ansiedade, trazendo à tona o medo e a insegurança de forma permanente. Sentir-se estressado ainda diminui a produção do neurotransmissor norepinefrina, o que ajuda o indivíduo a se sentir alerta. Sua alteração no organismo pode deixar a pessoa apática e com dificuldade de concentração, que abre as portas para a depressão.

A dopamina, outro neurotransmissor, também é reduzida, fazendo com que situações que antes davam prazer fiquem sem graça. Como se não fosse o bastante, o estresse também impacta a produção de serotonina, considerado o neurotransmissor mais importante do corpo para a manutenção do prazer e bom humor. Dá para perceber que ficar estressado gera um baita estrago no organismo, não é?

 

Veja mais:

Sabia que o estresse pode ter seu lado bom?

Ajudar outras pessoas pode diminuir o impacto do estresse

Estresse: conheça três livros sobre o tema

 

Texto e entrevistas: Natália Negretti – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Consultorias: Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association (ISMA-BR), copresidente da divisão de saúde ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA) e diretora da clínica de Stress e Biofeedback (www.anamrossi.com.br); Wallace Liima, professor de pós-graduação em saúde quântica, escritor e terapeuta quântico.

Advertisement

Estilo de vida

Saiba definitivamente como o cérebro infantil se forma e ainda como esse órgão se desenvolve até atingir sua plena maturidade

Estilo de vida

As redes sociais tomaram conta do nosso dia a dia. Só é preciso ficar atento para não prejudicar sua capacidade de concentração pelo "excesso de Internet"

Estilo de vida

É fato que as tecnologias vêm com o intuito de facilitar nossa rotina. Mas e quando se trata de concentração, elas ajudam ou atrapalham?

Estilo de vida

Diversos fatores interferem na concentração das crianças. Entenda o que fazer para aumentar de uma vez por todas o foco infantil

Estilo de vida

Os transtornos alimentares atingem na maioria pessoas mais jovens, mas os adultos também estão sujeitos aos problemas. Conheça os principais tipos.

Estilo de vida

Caracterizado pela realização de ritos e manias compulsivamente, o toc pode ser diagnosticado tardiamente, prejudicando a rotina dos pacientes.

Estilo de vida

Quantas vezes seu coração não bateu mais rápido em alguma situação? Pois é, algumas emoções afetam diretamente o órgão. Entenda mais sobre isso!

Estilo de vida

A tireoide é uma das glândulas que formam o sistema endócrino, responsável por algumas das mais importantes funções no organismo. Saiba mais sobre ela!