Connect with us

O que você está procurando?

Ao lado do doce, do salgado, do azedo e do amargo, o umami compõe a lista dos cinco gostos básicos do paladar humano. Saiba mais sobre ele!
- FOTO: Shutterstock

Descubra os benefícios de acrescentar o sabor umami à rotina

Ao lado do doce, do salgado, do azedo e do amargo, o umami compõe a lista dos cinco gostos básicos do paladar humano. Saiba mais sobre ele!

Até alguns anos atrás, muitas pessoas ainda desconheciam a existência do umami. E você, já descobriu o que ele significa? Ao lado do doce, do salgado, do azedo e do amargo, ele compõe a lista dos cinco gostos básicos do paladar humano.

O que nem todos sabem é que esse gosto de nome aparentemente sofisticado está presente em alimentos comuns ao dia a dia e que proporcionam muitos benefícios à saúde, como gerar o aumento da salivação e o prolongamento do sabor, características que interferem diretamente na aceitação alimentar – principalmente de crianças e idosos.

 

mulher-comendo-pote-branco-talher-prata-frutas

FOTO: Shutterstock

 

Um pouco de história

Descoberto em 1908 pelo químico e professor Kikunae Ikeda, o gosto umami foi reconhecido pela sociedade científica apenas no início dos anos 2000, quando cientistas da Universidade de Miami (nos Estados Unidos) comprovaram a existência de receptores específicos para esse gosto na língua humana. As principais substâncias que proporcionam o umami são o aminoácido glutamato e os nucleotídeos inosinato e guanilato.

Alimentos umami comuns no dia a dia

*Tomate: muitos vegetais possuem o umami em sua composição, mas o tomate é o embaixador desse gosto. O grau de maturação do alimento influencia diretamente na quantidade de umami presente. Isso ocorre, pois a produção do aminoácido glutamato aumenta com o passar do tempo.

*Queijos: a maioria dos alimentos proteicos possuem o umami, e os queijos não são exceções. Todos os tipos proporcionam o gosto de forma acentuada, principalmente o parmesão. Após ingerir o alimento e o gosto salgado se dissipar, ainda é possível sentir algo na língua e um leve aumento na salivação. 

 

cogumelos-faca-tabua-toalha-alimento-umami

FOTO: Shutterstock

 

*Cogumelos: os tipos paris, shimeji, shiitake e champignon, além de serem fonte de vitamina B e zinco, conferem o gosto umami por meio do aminoácido guanilato. No dia a dia, é possível consumi-los crus, grelhados ou aferventados, adicionando-os em risotos, macarronadas, omeletes ou saladas.

*Carnes, frangos e peixes: o aminoácido glutamato está presente na maioria das carnes e frangos. Assim como os queijos, por serem alimentos proteicos, a percepção do umami se torna bem acentuada nesses alimentos. No caso dos peixes, o nucleotídeo inosinato é quem faz esse papel, proporcionando as principais características do gosto.

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

As crianças podem fazer todos os exames de imagem que os adultos fazem. Não existe nenhuma restrição a algum exame radiológico específico.

Estilo de vida

A micose é um tipo de infecção causada por fungos que atingem tanto a pele quanto as unhas e os cabelos. Saiba mais sobre ela como se livrar do problema!

Estilo de vida

País possui grande número de pessoas depressivas. Regiões apresentam as maiores taxas de incidência entre os brasileiros, com 12,6% e 8,4%, respectivamente

Estilo de vida

Fique por dentro dos benefícios que o consumo da berinjela pode trazer para seu treinamento! São inúmeras as melhorias ao incluir esse legume no cardápio

Estilo de vida

Veja quais são os tipos de depressão: melancolia, psicótica, catatônica, distimia, atípica, sazonal, transtorno depressivo maior e transtorno bipolar

Estilo de vida

A batata-doce tem muitos nutrientes e muitas vantagens e, por isso, não deve ficar de fora da sua alimentação. Confira seus benefícios!

Estilo de vida

Muitas frutas que emagrecem possuem propriedades curativas que combatem os problemas cardiovasculares, como é o caso da manga e da uva vermelha

Estilo de vida

Ter uma estratégia alimentar é a melhor opção para quem perceber os resultados do treino e ter uma vida mais saudável. Confira