Connect with us

O que você está procurando?

O autodidatismo pode ser desenvolvido se incentivado da forma correta no processo educativo. Confira algumas dicas para estimular essa capacidade
- FOTO: Shutterstock Images

O que é autodidatismo? Veja dicas para estimular o aprendizado

O autodidatismo pode ser desenvolvido se incentivado da forma correta no processo educativo. Confira algumas dicas para estimular essa capacidade

Uma das vertentes da neuroaprendizagem preza pela busca do conhecimento de forma autônoma. “A técnica revela um grande potencial humano pouco explorado na educação brasileira que é o autodidatismo. Englobando outras ciências cognitivas, como a neurociência e a programação neurolinguística, ela nos mostra o quão capazes somos de aprender sem a necessidade de professores”, define o neurolinguista Victor Patrick Teixeira.

Como exemplo, o especialista cita a capacidade dos jovens atuais em desenvolver habilidades com as novas tecnologias, alcançando uma relativa independência, através do uso da internet, no desenvolvimento intelectual. “Portanto, é de suma importância que sejam bem orientadas e estimuladas pelos pais e educadores ao autodidatismo com sabedoria para que possam se desenvolver mantendo-se a qualidade de vida”.

professora pensando - autodidatismo

FOTO: Shutterstock Images

8 dicas para desenvolver sua aprendizagem

1. Ative a neuroplasticidade: a plasticidade cerebral é a habilidade que nosso órgão possui em estar sempre em desenvolvimento. Buscando novos aprendizados e realizando tarefas mais difíceis, essa capacidade é ativada, proporcionando um ganho na capacidade cognitiva.

2. Aprofunde seu conhecimento: leu um termo, uma ideia ou um conceito novo? Procure seu significado e divulgue-o aos amigos, realizando debates e troca de informações.

3. Equilibre suas emoções: a aprendizagem, quando aliada a atividades prazerosas, ocorre de forma muito mais tranquila.

4. Pratique atividades físicas: realizar práticas esportivas favorece a liberação de neurotransmissores que dão uma ajuda e tanto no processo de aprendizagem.

5.  Associe tudo: para ajudar nossa memória, uma técnica recomendada é associar o novo aprendizado com algo já conhecido. Assim, o raciocínio flui de maneira adequada.

6.  Permaneça em grupo: nosso cérebro tem um caráter, digamos, social. Ao entrar em “contato” com outros cérebros, ele se desenvolve melhor, modificando-se estruturalmente por meio da experiência.

7.  Leia: muitos especialistas insistem que a prática da leitura é uma das melhores e mais estimulantes atividades para o cérebro, pois mantém a memória fortalecida e promove o desenvolvimento cognitivo.

8. Saia da mesmice: aulas dinâmicas e transversais, que integrem diversas áreas do conhecimento, geram benefícios na aprendizagem. Um exemplo prático dessa abordagem são as gincanas pedagógicas realizadas nas escolas.

 

Saiba mais

Para aprender melhor: alimentação balanceada

Aprenda com os gênios: Steve Jobs

Para aprender melhor: sono mais regulado

 

Texto: Augusto Biason/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Entrevista: Victor Santos – Consultoria: Victor Patrick S. Teixeira, neurolinguista e especialista em neuroaprendizagem

 

Advertisement

Estilo de vida

O café é queridinho de muito brasileiros e, além de saboroso, também é capaz de proteger a saúde do cérebro e turbinar a memória

Estilo de vida

Geralmente ele ocorre em idosos, mas existe uma parcela de jovens que já sofreram infarto. Confira 4 questões sobre infarto em jovens.

Estilo de vida

A corrida traz inúmeros benefícios à saúde, mas o contrário também pode ocorrer: as lesões podem aparecer e comprometer o bem-estar.

Estilo de vida

O mel é bastante versátil, podendo fazer parte da composição de sobremesas, pratos quentes e saladas. Além disso, ele protege a saúde.

Estilo de vida

De acordo com um estudo, a ricota apresenta uma proteína capaz de proteger o intestino contra a ação da gordura. Então, acrescente-a ao cardápio!

Estilo de vida

O transtorno de ansiedade pode afetar tanto os adultos como também as crianças. Saiba o que fazer para atenuar os reflexos nos pequenos.

Estilo de vida

Os molhos são acompanhamentos ideais para as saladas, mas podem se tornar vilões da saúde quando apresentam lactose ou excesso de calorias.

Entretenimento

2016 vai ser o primeiro ano da Editora Alto Astral na Bienal, confira a programação e os autores que estarão presente no evento!