Dicas para escolher o melhor sofá para a sua casa

Avalie

Na hora de escolher o melhor sofá para a sua casa, é sempre bom seguir algumas observações e dicas antes da compra, a fim de evitar futuros transtornos e consequências desagradáveis.

Segundo a arquiteta e designer de interiores Lilian Fajardo, o sofá é um mobiliário convidativo, mas errar na escolha pode trazer várias consequências. Para evitar problemas, o ideal é contratar um arquiteto para fazer o projeto de acordo com o espaço.

Dicas para escolher o melhor sofá

Foto: Adriane Xavier

Porém, nós adiantamos algumas observações que você pode seguir para não errar na compra. Veja!

Espaço necessário

É importante prever a circulação entre o sofá e a mesa de centro, se houver. “A circulação deve ser entre 0,60m e 0,70m”, explica Lilian. Se houver espaço na sala, o sofá com assento retrátil é uma boa opção, principalmente para quem tem home theater. “É bom também prever o espaço da mesa de canto para compor o layout”, acrescenta a especialista.

Dicas para escolher o melhor sofá

Foto: Adriane Xavier

Sofá como divisor de ambientes

Você sabia que o sofá pode ser utilizado como divisor de ambientes? Neste caso, é aconselhável colocar um aparador atrás dele.

“Se o ambiente for pequeno, escolha um sofá com o braço mais estreito, pois ocupa menos espaço. Observar as proporções é primordial, pois não é aconselhável colocar almofadas grandes em um sofá com encosto baixo, por exemplo”, explica a arquiteta.

Veja também se o sofá passa no vão da porta, do elevador ou da escada. Caso seja necessário, ele vai precisar ser içado.

Dicas para escolher o melhor sofá

Foto: Adriane Xavier

Sofá de qualidade

Antes de comprar qualquer sofá, é importante conhecer sua estrutura e analisar a qualidade. “Observe a estrutura, as molas e o enchimento. Além disso, experimente o sofá para conferir se é realmente confortável. Se houver crianças e animais de estimação na casa é melhor que o sofá tenha um revestimento de fácil manutenção, como o couro”, afirma Lilian.

Dicas para escolher o melhor sofá

Foto: Adriane Xavier

Para conservar o móvel, o uso de capas também é uma boa pedida, pois podem ser lavadas.

Qual sofá escolher?

De acordo com a designer de interiores, os sofás em tons de cinza estão em voga, desde os tons mais claros até o grafite. Mas, se você preferir sofás estampados, a dica da arquiteta é combiná-lo com tons neutros nos outros itens da sala. “Se o sofá tiver estampa é melhor que o tapete seja liso, numa cor neutra. Porém, é mais indicado que as cores e desenhos estejam nos detalhes, como almofadas ou adornos”, aconselha a arquiteta.

Dicas para escolher o melhor sofá

Foto: Adriane Xavier

O tapete faz a demarcação do espaço e é importante entrar 20cm para debaixo do sofá e passar os mesmos 20cm em cada lateral. “ A tendência atual é o patchwork de tapete com tingimento”, finaliza a arquiteta.

Consultoria

Lilian Fajardo é arquiteta, urbanista e designer de interiores.
E-mail: lfajardo.arq@gmail.com
Blog: www.lilianfajardo.blogspot.com.br

LEIA TAMBÉM

 

Mais lidas