Vença a ansiedade

Vença a ansiedade

Foto: PureStockX/DIOMEDIA

Quem nunca comeu um doce enquanto estava esperando um telefonema, um resultado ou uma mudança na rotina? A ansiedade pode aparecer em momentos de crise, mas também se tornar companhia constante e favorecer a compulsão alimentar. Como controlá-la? Seguir um cardápio que sacia e acalma é o primeiro passo. Para completar, adote medidas simples que relaxam e tiram o foco da comida. Veja as dicas dadas para as leitoras:

1. “Sou extremamente ansiosa, começo uma dieta e paro. O que faço?”, Liliane, Betim (MG)

– Antes de escolher uma dieta, pense no que o emagrecimento fará por você e porque quer emagrecer.
– “Às vezes, a ideia de emagrecer causa ansiedade e leva aos boicotes e às compulsões. Há quem, inconscientemente, não queira perder peso para não ser assediada, por exemplo. Descubra o que a faz comer em excesso e por que se boicota. Quando temos consciência do que acontece, podemos mudar qualquer coisa!”, responde a psicóloga Rejane Sbrissa.

2. “Tenho ansiedade e não consigo emagrecer. Minha autoestima está lá embaixo. E agora?” , A. Silva, Lavras (MG)

– Não espere emagrecer para usar roupas bonitas, cuidar das unhas e dos cabelos… Você tem qualidades, não importa quanto pesa.
– Só se cuida quem se gosta e só emagrece quem se cuida! Quanto mais relaxada, menos força terá para se levantar.
– “Com a autoestima em dia, sua ansiedade diminui e você vai em frente em qualquer área de sua vida, principalmente no emagrecimento”, garante a psicóloga.

3. “Já fiz várias dietas, mas desisto. A ansiedade acaba me vencendo, o que posso fazer para vencê-la?”, Simone, Magé (RJ)

– Saia do automático: seja consciente dos seus comportamentos e sentimentos.
– Antes de comer por ansiedade, pare e faça outra coisa de que gosta.
– Respire fundo pelo nariz, segure alguns segundos e solte pela boca 3 vezes: isso ajuda a relaxar.
– Anote tudo o que come, assim, faz boas escolhas e recupera a autoconfiança.
– Pense em saúde, não em dieta! Adote hábitos saudáveis como caminhar.
– Identifique as situações que lhe causam ansiedade para modificá-las no dia a dia.

Consultoria: Rejane Sbrissa, psicóloga do Emagrecentro. Site www.emagrecentro.com.br

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