Vantagens da amamentação

Os benefícios do leite materno são indiscutíveis, mas o que pouca gente sabe é que a amamentação contribui para o desenvolvimento da dicção nos primeiros meses de vida. Mais um motivo para você estender um pouco mais esse momento de carinho com seu bebê.

Músculos fortes!

• “Quando o bebê mama no peito, ele utiliza toda a musculatura da face para ordenhá-lo, tirando o leite. Solta espontaneamente o peito quando sua fome é saciada, ou permanece nele, sem mamar, apenas descansando, fazendo pequenos movimentos com a boca e engolindo espaçadamente, exercitando por mais tempo e de forma mais adequada seus órgãos fonoarticulatório”, explica a fonoaudióloga Camille Pinho.

 

Vantagens da amamentação

Foto: Thinkstock/Getty Images

• A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que o aleitamento materno aconteça durante dois anos, desde o nascimento. É claro que, com o tempo, seu filho vai começar a receber alimentos amassados com o garfo, mas os dois tipos de alimentação, em conjunto, só trazem benefício.

• “Isso favorece a mastigação, uma função importante para o crescimento e desenvolvimento dos arcos dentários. A amamentação prepara o bebê para a mastigação que continuará a tarefa de exercitar ossos e músculos da face”, complementa a especialista.

Mamadeira certa

• Geralmente devido a compromissos profissionais e a consequente agenda atribulada, muitas mães precisam parar de amamentar bem cedo.

• Quando isso acontece, é importante ficar de olho em algumas dicas para escolher uma mamadeira adequeada, capaz de auxiliar a criança no processo de desenvolvimento de toda a musculatura facial: opte sempre por mamadeiras que tenham um bico ortodôntico, observando a indicação própria do produto para a idade e o conteúdo; nunca aumente o furo do bico da mamadeira, pois é importante que a criança exercite a função de sucção. O esforço é necessário para o desenvolvimento da face; durante a mamada, a criança deverá ficar mais verticalizada, quase sentada ao colo da mãe. Isso evita que o leite escorra para a tuba auditiva (canal do ouvido), levando a inflamações no órgão.

Mais lidas