Tireoide: conheça os problemas relacionados à ela

Tireoide: conheça os problemas relacionados à ela  

Descubra quais o problemas estão relacionados à ela e como solucioná-los

 

Das disfunções da tireoide, a diminuição ou o excesso dos hormônios produzidos pela glândula podem gerar o hipotiroidismo ou hipertiroidismo, respectivamente. Saiba qual a relação e as soluções para cada problema.

  

Infertilidade e gestação

Mulheres com problemas na tiroide podem engravidar normalmente. Quando a disfunção hormonal está relacionada ao hipo ou hipertiroidismo, a paciente pode compensar através de medicamentos antes e no período da gestação. O acompanhamento com um endocrinologista durante o pré natal também é fundamental.

  

Colesterol e osteoporose

Os hormônios da tireoide são responsáveis por degradar o colesterol e por aumentar a absorção de cálcio nos ossos. Sua falta pode causar a osteoporose e seu excesso, o colesterol alto. Para isso, durante o tratamento desta glândula, é necessário tomar cuidado com as doses de reposição ou compensação.

  

Em crianças e adolescentes

Quando crianças e adolescentes sofrem de hipotireoidismo, além dos sintomas existem queixas de dificuldade de aprendizado e parada do crescimento. Para evitar situações como baixa estatura e problemas escolares, o tratamento deve ser realizado o mais rápido possível. Nos recém-nascidos, o mesmo problema deve ser tratado até o primeiro mês, logo após o nascimento, reduzindo o risco de retardo mental irreversível.

  

Câncer na tireoide

A presença de um nódulo na tireóide, na maioria das vezes, não significa câncer. Entretanto, a doença é detectada em 5% dos nódulos de tireoide. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), esse tipo de câncer tem baixa ocorrência e costuma representar pouco mais de 1% de todos os casos de câncer registrados.

 

Texto: Larissa Faria e Aline Mendes
Consultoria: Maria Cristina Chammas, médica radiologista do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo. (
www.cdb.com.br). Maria Angela Zaccarelli Marino – professora de Endocrinologia da Faculdade de Medicina do ABC.
Foto:Thinkstock e Getty Images

Mais lidas