Tire suas dúvidas sobre tireoide e emagrecimento

Tire suas dúvidas sobre tireoide e emagrecimento  

“Gostaria de saber sobre a dieta do dr. Alfredo, o método Alpha-Mind”, Edilene, Abreu e Lima (PE)

Qualquer coisa que ajude a pessoa a se conscientizar é bom, pois não é nada fácil parar de comer besteira e reorganizar o estilo de vida. Com esse método você aprende o autocontrole, que é muito útil na hora de emagrecer”, comenta a nutróloga Regina Mestre.
Atenção: o Alpha-Mind é uma técnica que busca o controle do subconsciente para conseguir dizer não aos alimentos que engordam e, assim, emagrecer definitivamente.

“Tenho 40 anos, 4 filhas e peso 113kg. Tenho pressão alta e muita dificuldade para emagrecer! O que posso fazer?” Marlene, São Carlos (SP)

Eliminar o açúcar. Quando tiver vontade de doce, come fruta, trocar os refinados pelo integral. Procurar o acompanhamento profissional para uma dieta adequada.

“Preciso perder 10kg, mas não consigo. Tenho 1,55m. O que faço?”, Neia, Birigui (SP)

Não consegue porque tem conceito errado de dieta, procure um profissional para ver as taxas hormonais e readequar sua dieta.

Podemos trazer um esclarecimento sobre tireoide

O que é?

Tireoide é uma glândula: responsável pela ativação de todo o metabolismo de todos os órgão humanos. Desde o ósseo, cardiovascular até o gorduroso.

Quando prejudica o organismo?

Hipertireoidismo: a glândula tem uma superprodução hormonal. A pessoa fica com taquicardia, falando muito, angustiada, acelerada, emagrece, olhos esbugalhados.

Hipotireoidismo: menos produção de hormônio. Sintomas: unhas fracas, queda de cabelo, alteração de sono, de humor, depressão, acorda cansada, cansaço durante o dia todo, indisposição para as tarefas domésticas e sociais, hipoatividade sexual, falta de libido, inchaço, alteração do funcionamento intestinal, aumento de peso.

Como interfere na dificuldade/facilidade para emagrecer?

A Hipo favorece a engordar. A Hiper a emagrecer.

Tem como prevenir?

Tem. Visitas periodicas ao endocrino, fazer revisão hormonal e ultrassom tireoidiano.

E tratamento?

Medicamentos. Somente um endocrinologista especializado em tireoide é capaz de tratar corretamente, tem que procura-lo. Daí será bem orientado, embora pareça fácil não é, tem que ser especialista.

Texto: Gabrielle Nascimento
Consultoria: Regina Mestre, nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia. Tércio Rocha, endocrinologista da Academia Brasileira Antienvelhecimento
Foto: Thinkstock/Getty Images

Mais lidas