Tira-dúvidas sobre a primeira menstruação

Tira-dúvidas sobre a primeira menstruação

A primeira menstruação é um fato que marca a vida de toda menina. Para deixar as mães afinadas para participar desse momento, Malu responde às principais dúvidas.

Como o corpo da criança indica que a menstruação está próxima?
Acontece o aparecimento e o engrossamento dos pelos na região pubiana, em forma triangular, recobrindo o Monte de Vênus. Em seguida, as mamas crescem, muitas vezes, com pequena diferença de tamanho entre elas.

Como a mãe deve agir se está preocupada com a menarca da filha?
É importante checar com qual idade as mulheres da família tiveram a primeira menstruação: se o histórico familiar apontar antecipação para 10 anos ou a menarca tardia, após os 16, é preciso procurar um ginecologista.

Em quais casos é recomendável retardar a menarca?
Se a estatura não está adequada, respeitando o padrão genético dos pais, ou se ela ocorrer muito precocemente entre 5 e 9 anos.

Como é feito o retardamento da menstruação?
Com o uso de hormônios para bloquear a ação da hipófise sobre os ovários por meio de medicação oral ou implantes subcutâneos.

É verdade que as meninas estão menstruando mais cedo?
Sim, é fácil constatar. A poluição e os agrotóxicos devem ter uma interferência direta nesta mudança de idade para a precocidade da menarca.

Como a mãe deve proceder se está preocupada com a menarca da filha?
É importante saber das mulheres da família (irmãs, tias e mãe) qual foi a idade da menarca. Não tenha preocupação se acontecer entre os 12 e 15 anos, mas a mãe deve se preocupar se o histórico familiar apontar antecipação para 10 anos, vendo também a estatura e o desenvolvimento de caracteres secundários; bem como a menarca tardia, depois dos 16 anos. Nesses casos, deve-se procurar um ginecologista para orientação e investigação, necessitando muitas vezes de um cariótipo por causa de mosaicismo (alteração cromossômica) em algumas síndromes.

Texto: Larissa Faria
Consultoria: Denise Coimbra, ginecologista, obstetra e especialista em fertilidade humana.
Foto: Virna Santólia/Colaboradora

Site: www.dradenisecoimbra.com.br

Mais lidas