Seis dicas para a pele sensível

Seis dicas para a pele sensível

Foto: Thinkstock/Getty Images

Segundo um estudo realizado em parceria com os laboratórios Avève e o instituto independente CSA Santé, 34% da população nacional tem a pele muito sensível. No inverno, a pele pode ficar mais seca e suscetível aos ventos e à friagem e os cuidados devem ser redobrados. A especialista em medicina estética Luciana Hitomi ensina como deixar a pele mais bonita e saudável:

Pele sensível?

“Ter sensibilidade na pele não é necessariamente um indicativo de que a sua pele é uma pele sensível”, explica a médica. Alguns fatores podem confundir o paciente: coceiras, cosméticos que causam alergia e dermatite de contato são problemas fáceis de resolver e que não são resultado de uma pele sensível. Nunca se esqueça: antes de tomar qualquer precaução, consulte um dermatologista!

Dicas infalíveis

Para identificar seu problema e ter certeza que você sofre com pele sensível, a especialista dá algumas dicas:

– Se a pele apresentar coceira, vermelhidão ou descamação, o médico deve identificar se a causa não é de algum produto especifico. Uma forma simples é retirar do contato a substância em dúvida e observar o comportamento da pele. Se for ocasionada pela substância, a alergia deve cessar em pouco tempo. Se não, a pele pode ser sensível.

– O primeiro cuidado diário com a pele deve ser acompanhado de cuidados específicos. O uso de loções e fluídos de limpeza deve conter substâncias hidratantes, emolientes e calmantes indicados para este tipo de pele, sempre com o Ph neutro. Já as pessoas que sofrem também com a acne devem evitar sabonetes em barra e produtos que contenham álcool. O hidratante deve ser oil free também.

– Hidratar a pele, independente de ela ser sensível ou não, deve fazer parte dos cuidados diários. Porém, não vale qualquer hidratante. Na busca pelo produto ideal, procure opções com alantoína, ácido hialurônico, sensiline, hidroxietilureia, aquaporine, d’pantenol e calmantes como alfa bisabolol e camomila.

– Não é porque a pele é sensível que a maquiagem está proibida. Por isso, uma boa opção é fazer uso das novas maquiagens minerais, que contêm menos conservantes e substâncias com menor poder alergênico e sensibilizante.

– Existem componentes que devem ser evitados, por isso é importante ficar atenta aos rótulos dos produtos. Como exemplo: perfumes, corantes, produtos com álcool, enxofre, ácido salicílico e microesfoliantes.

Seis dicas para a pele sensível

 

Consultoria: Dra. Luciana Hitomi – médica especializada em medicina estética

 

Mais lidas