Saiba mais sobre o câncer de laringe

Luis Inácio Lula da Silva

Foto: Francisco Silva/AgNews

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi diagnosticado no último sábado (29/10) com câncer de laringe. Na manhã de hoje (31), a equipe médica do ex-presidente informou que o câncer tem um nível de agressividade médio e a velocidade do crescimento é do tipo mais comum. Os médicos afirmaram que nenhuma cirurgia está descartada e Lula deve começar o tratamento de quimioterapia e radioterapia esta semana.

E o que causa o câncer de laringe?

O uso de cigarro, o consumo de álcool e má alimentação podem ser alguns dos fatores de risco da doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer. O estresse também é levado em conta, já que é um dos principais vilões da atualidade.

Estresse causa câncer?

Pessoas estressadas ou ressentidas já devem estar cansadas de ouvir por aí: “isso dá câncer!”. Mas será que é verdade? Sim e não. Por um lado, sabe-se que estados emocionais possuem interconexões comprovadas com os estados fisiológicos das pessoas: no caso do câncer, essa relação pode acontecer a partir do desgaste do sistema imunológico provocado, por exemplo, por estresse agudo ou depressão (doenças que a ciência já mostrou que reduzem a quantidade de linfócitos, células responsáveis por identificar e destruir elementos estranhos no organismo). Sem vigilância, é mais fácil para uma célula mutante se reproduzir sem ser percebida, transformando-se num tumor. Mas, para a psicóloga Andréa Costa Dias, do Instituto Lado a Lado pela Vida, é preciso muito cuidado ao relacionar câncer e emoções: não dá para supor que um sentimento, sozinho, desencadeou a doença; ou que exista uma “personalidade cancerígena”, mais suscetível à doença. “A implicação disso é que, além de ter de lidar e se adaptar ao diagnóstico, o doente ainda é responsabilizado por adoecer”, reflete. “Na verdade, não existem culpados e qualquer pensamento ou crença nessa direção, além de não ajudar em nada, causa ainda mais sofrimento”, pontua.

Sintomas do câncer de laringe

A doença ocorre principalmente entre os homens: a laringe tem funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal. Os principais sintomas são dor de garganta, rouquidão sem causa aparente, alteração na qualidade da voz, dificuldade de engolir, sensação de “caroço” na garganta, dificuldade para respirar ou falta de ar.

Estresse na política

Outros políticos também já sofreram com o câncer: a presidente Dilma Roussef, Paulo Maluf, Mário Covas, José Alencar, Orestes Quércia, entre outros. Será que o estresse da vida política acarreta em sintomas da doença?

Para manter uma vida saudável, não se esqueça de se alimentar corretamente, visitar o médico com frequência, evitar cigarros e excesso de bebidas alcoólicas e fazer exercícios físicos. Saúde é coisa séria!

 

Sua saúde

 

 

Para saber mais sobre sintomas de câncer e os caminhos da cura, confira a revista Sua Saúde deste mês. Já nas bancas pertinho de você!

 

 

Tags: ,

Mais lidas