Receitas caseiras para hidratar os cabelos

Receitas caseiras para hidratar os cabelos

Foto: Thinkstock/Getty Images

Conserve o brilho, a maciez e a beleza de suas madeixas com combinações rápidas e fáceis de fazer em casa. Apesar de não substituírem as visitas ao salão, as máscaras caseiras são ótimos tratamentos de manutenção. Mas não se esqueça de retirar totalmente o produto dos fios e usar recipientes de silicone, plástico ou vidro para manipular os ingredientes.

Babosa

“A babosa (aloe vera) tem a função de dar brilho, fortalecer e hidratar os fios”, destaca a hairstylist Neiva Pena, do Salão Essencial Hair. Ela indica passar a seiva de quatro folhas de babosa nos fios já limpos, massageando em seguida. Deixe agir por 15 minutos e depois lave os cabelos com água morna. Faça a aplicação a cada 15 dias.

Vinagre de maçã

O produto é indicado para controlar a oleosidade dos fios e no tratamento contra seborreia, além de dar brilho. Após lavar os cabelos, retire o excesso de água com uma toalha e passe a mistura obtida com duas aspirinas trituradas e 250ml de vinagre. Deixe agir por 15 minutos e lave o cabelo novamente com xampu e condicionador nas pontas. Você também pode misturar três gotas de vinagre em água mineral e utilizar como finalizador.

Iogurte

Rico em proteína, o iogurte reconstrói os fios, devolvendo brilho e força. Faça uma máscara misturando 1 copo (200ml) de iogurte e 2 colheres (sopa) de mel. Passe no comprimento dos cabelos e deixe agir entre 15 e 30 minutos. Enxágue em seguida. Repita a aplicação a cada 15 dias.

Azeite

“Ele é responsável por dar brilho ao cabelo e tem poder antioxidante”, explica a terapeuta capilar Neide Pereirah, do Salão Club Capelli. Ela sugere uma máscara feita com 1 abacate, um pouco de óleo de mamona ou óleo de coco e azeite. Bata todos os ingredientes no liquidificador, peneire e passe nos cabelos. Deixe agir por 15 minutos e enxágue.

Mel

Ideal para cabelos que necessitam de maciez e brilho, o mel também regenera, hidrata e tonifica os fios. Misture em banho-maria 2 colheres (sopa) de óleo de amêndoas doces e 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Retire do fogo e adicione 2 colheres (sopa) de mel. Passe nos cabelos e cubra com uma toalha aquecida. Enxágue bem e lave normalmente com xampu e condicionador. Use a mistura 20 minutos antes de lavar os cabelos.

Abacate

A fruta é indicada para tratar os fios ressecados. Use 1/2 abacate maduro amassado misturado a 1 gema de ovo e 2 colheres (sopa) de mel. Passe a mistura nos cabelos, massageie, faça uma touca de papel-alumínio e deixe agir por 30 minutos. Enxágue em seguida.

Consultoria: Neiva Pena, hairstylist do Salão Essencial Hair, de São Paulo, (11) 5563-7063; Neide Pereirah, terapeuta capilar do Salão Club Capelli, do Rio de Janeiro, (21) 2511-2588

 

 

Curtinhos e Cia

 

 

Para conferir mais dicas, adquira a revista Curtinhos & Cia – já nas bancas!

 

 

 

 

 

 

Mais lidas