Principais causas do inchaço

O ato de “engordar” de uma hora para outra pode estar associado a diferentes fatores: hábitos do dia a dia, genética e alimentação. Os sintomas de quando a mulher retém líquido são bem visíveis, já que mãos, pés, tornozelo, coxas e principalmente a barriga aumentam de tamanho. Se você se identificou com o problema e deseja uma solução, confira o que a endocrinologista Tatiana Cunha tem a dizer a respeito desse desconforto.

Tensão pré-menstrual

O inchaço costuma ser mais frequente nas mulheres por causa das alterações metabólicas e hormonais que acontecem nos períodos pré-menstrual e menstrual.

Gordura localizada

Elas também têm tendência a acumular gordura na parte inferior do corpo, como glúteos e coxas, chamada de obesidade ginoide, contribuindo para a retenção de líquidos.

Calor

O aumento da temperatura provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, dificultando o retorno venoso. Mas isso é facilmente amenizado com o aumento da ingestão de água.

 

Mulher segurando copo dágua

Foto: Thinkstock/Getty Images

Flatulência

“O acúmulo de gases causa desconforto, distensão abdominal, inchaço e também ganho de peso”, explica Tatiana, além de aumentar a barriguinha.

Salto alto

Ou mesmo o salto baixo, pode causar inchaço por causa da panturrilha, que fica contraída e compromete a circulação no local.

Mastigação

Mastigar pouco os alimentos, ou então muito rapidamente, causa dilatação e inchaço abdominal. Isso acaba dificultando o trânsito no sistema digestivo e aumentando a ingestão de alimentos. O cérebro precisa de 20 minutos para liberar os hormônios responsáveis pela saciedade, por isso, procure comer devagar.

Hábitos que contribuem para o combate ao desconforto:

Beba mais água: a recomendação diária é de pelo menos 2 litros.

Coma mais fibras: elas dão a sensação de saciedade e diminuem a absorção de gorduras e açúcares pelo organismo.

Diminua o sal: ele é o maior responsável pela retenção de líquidos.

Evite carboidratos simples: como massas, pães, bolachas e doces feitos com farinha branca, que favorecem o aumento da barriguinha.

Coma devagar e em pequenas quantidades: comer muito dilata o estômago, causando desconforto gástrico e dificultando a digestão. Por isso, o melhor é fazer pequenas refeições ao longo do dia, de 3 em 3 horas.

Evite bebidas alcoólicas: além de calóricas, elas têm ausência de nutrientes e incham o abdômen com facilidade.

Os alimentos são os principais causadores do inchaço. Veja quais são os vilões e conheça alguns mocinhos para ajudá-la nessa batalha:

Vilões

Sal • molho shoyo • farinha branca • bebidas alcoólicas • refrigerantes • couve-manteiga • couve de bruxelas • repolho • couve-flor • frituras • doces • brócolis • batata-doce • ovo • leguminosas em geral

Mocinhos

Alface • acelga • salsão • agrião • chuchu • pepino • abacaxi • limão • melão • melancia • canela • chás: chá branco, chá verde, alfafa, cavalinha, cabelo-de-milho, malva e artemísia

 

Consultoria: Tatiana Cunha, médica endocrinologista de São Paulo (SP), www.tatianacunha.com.br

 

 

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