Pratique ioga e melhore sua capacidade respiratória

A instrutora de SwáSthya ioga, Marina Engler, indica alguns exercícios respiratórios trabalhados nas práticas de ioga que podem ser treinados no seu dia a dia e ajudam a melhorar a respiração, proporcionando bem-estar. “As emoções alteram o fluxo e o ritmo respiratório, e vice-versa. Por isso, uma das maneiras mais eficientes para administrar o estado emocional são as técnicas respiratórias”, explica a especialista. Seguem dois tipos de respiração para você treinar em casa:

Para aquecer o corpo, estimular a concentração, a criatividade e o bom-humor
Faça uma respiração acelerada. Inspire e expire pelas narinas, vigorosamente, emitindo um ruído alto e acelerado e com movimentação do abdômen. Inspire projetando o abdômen para fora e, ao expirar, puxe-o para dentro.

Para aquietar a mente e descontrair o corpo
Faça uma respiração completa com ritmo 1 : 2 : 1 (inspiração : retenção com ar : expiração). Inspire expandindo o abdômen, as costelas e o alto do tórax em quatro segundos. Retenha com os pulmões cheios de ar, contando oito segundos. Expire soltando o ar primeiro da parte alta (tórax), depois da média (costelas) e finalmente da baixa (abdômen), em quatro segundos.
As técnicas sugeridas são bastante simples, mas lembre-se sempre de respeitar seu corpo. As respirações devem ser prazerosas e nunca causar aceleração cardíaca, suor excessivo ou falta de ar.

Curiosidades sobre a prática milenar
– A palavra “yôga”, em sânscrito (língua de origem indiana), significa união, integração.
– Existem diversas linhas de ioga. Em comum, elas têm a meta do autoconhecimento, a diferença está na prática. “O Mantra ioga, por exemplo, pratica mantras e meditação, já o Hatha ioga utiliza técnicas respiratórias e corporais. por sua vez, o SwáSthya ioga é constituído por 8 feixes de técnicas, tais como os mudrás (gestos feitos com as mãos), mantras, técnicas respiratórias, técnicas corporais, relax, concentração, meditação, entre outras. Cada pessoa deve praticar aquela linha com a qual mais se identifica”, esclarece Marina.
– Os mantras, uma das técnicas praticadas no ioga, são vocalizações de sons e ultrasons. Em primeiro lugar, promovem a vibração vocálica para desobstruir meridianos energéticos; em segundo, permitem ajustar os impulsos de introversão ou extroversão e dinamizar os chakras (canais por onde circula a energia no corpo); em terceiro lugar, ajudam a aquietar as ondas mentais para conquistar uma boa concentração e meditação.

Fotos contraluz
O projeto fotográfico Força, Poder e Energia surgiu com a parceria entre a fotógrafa e jornalista Fernanda Vasconcelos e a instrutora de Swásthya ioga, Marina Engler. A ideia é mostrar a verdadeira essência humana, colocando o observador em contato com a sua origem por meio da fotografia e das técnicas corporais mostradas. As fotografias foram realizadas nas cidades de Bauru, Ubatuba e Botucatu. Saiba mais sobre o projeto no site: www.fotoscontraluz.wordpress.com

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