Por trás do metabolismo

Metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorre no organismo, responsável por criar e decompor moléculas a fim de produzir energia para a realização de atividades básicas como respiração, funcionamento cardiovascular e digestão, por exemplo. “Para a dieta, o metabolismo pode ser considerado a velocidade com que as calorias são gastas, por isso mantê-lo funcionando adequadamente é muito importante para quem deseja emagrecer”, explica a nutricionista Kelly Anne Vieira, da InCorpore Centro de Estética, do Rio de Janeiro (RJ).

Por trás do metabolismo

Foto: Thinkstock/GettyImages

Uma via de mão dupla

O metabolismo pode pisar no freio ou ficar acelerado dependendo de seus hábitos diários, fatores hormonais e alimentação. Mas o que isso significa? Quando o metabolismo está em marcha lenta, seu corpo começa a queimar as calorias mais devagar do que o normal, o que pode levar ao aumento de peso. Para evitar que isso aconteça, é preciso turbinar o seu funcionamento, tornando o gasto calórico mais rápido e eficiente, impedindo os estoques de gordura.

Inimigo oculto

Os principais vilões que atrapalham o funcionamento do metabolismo são os hormônios produzidos pela glândula tireoide. “Quando há redução ou excesso na produção desses hormônios, surgem os desequilíbrios que conhecemos como hipotireoidismo e hipertireoidismo”, esclarece Kelly. Essas doenças costumam ser silenciosas no início e tendem a desencadear diversos males como dores musculares, depressão, ganho ou perda excessiva de peso, taquicardia, palidez, entre outros. Para combater o problema, proteger a sua saúde e garantir o emagrecimento desejado, “é preciso procurar um médico (endocrinologista) para fazer o diagnóstico e avaliar como está o funcionamento de sua glândula”, recomenda a profissional.

Força muscular

Outra maneira de acordar seu metabolismo é deixar a vida sedentária de lado. “Quanto mais tecido muscular você tiver, maior será a queima de calorias para oferecer energia ao músculo. Dessa forma, seu metabolismo vai trabalhar de maneira mais rápida”, explica Kelly. Isso acontece porque o músculo precisa de mais energia do que o tecido gorduroso. O que, consequentemente, favorece o emagrecimento.
O treino ideal para turbinar o trabalho do metabolismo deve conciliar os exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, natação…) com os anaeróbicos (musculação, pilates, yôga…). Os aeróbicos são responsáveis pelo gasto de calorias e redução do peso; já os anaeróbicos promovem o ganho de massa muscular, o que facilita a queima de gorduras.

Avalie seus hábitos

-Faça até seis refeições diárias, com intervalo de até 3 horas.
-A melhor dieta é aquela que não exclui nenhum grupo alimentar do cardápio: o segredo está em você diminuir a porção do que vai comer.
-Escolha alimentos feitos com farinha de trigo integral que, além de saciar a fome, regula o intestino.
-É necessário ingerir cerca de 2 litros para garantir o bom funcionamento do organismo.
-Antes de deitar, procure tomar 1 xícara (200ml) de chá de camomila para ter uma boa noite de sono.
-Invista em alimentos que estimulam a produção de serotonina (hormônio do bem-estar): carboidratos integrais, frutas cítricas, frango…
-Troque-os por verduras, frutas, legumes e carnes frescas.
-Prefira sucos de frutas sem açúcar. Essas bebidas têm mais nutrientes e protegem seu organismo.

O que você não pode

-Ficar mais de quatros horas sem se alimentar.
-Seguir dietas restritivas.
-Preferir produtos feitos com farinha branca.
-Beber pouca água.
-Dormir menos de 6 horas por noite.
-Ficar estressada com frequência.
-Consumir alimentos industrializados, embutidos e gordurosos.
-Abusar de refrigerantes, mesmo sendo light, zero açúcar ou diet.

Texto: Jacque Lopes
Consultoria: Kelly Anne Vieira, nutricionista da InCorpore Centro de Estética, do Rio de Janeiro (RJ), (0xx21) 2523-5990; Tatiana Ferreira, nutricionista da SNC (Sports Nutrition Center), do Rio de Janeiro (RJ), 8 www.sncshop.com.br; Vanessa Barros, nutricionista do Espaço Zen Vertical, do Rio de Janeiro (RJ), ) (0xx21) 2507-9245; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular da Clínica Slin, do Rio de Janeiro (RJ), ) (0xx21) 2178-2427


Por trás do metabolismoVeja mais sobre dietas na revista Só Dietas – Dieta dos Termogênicos 27 que chega às bancas em 20/09.

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