Os perigos da internet

Os perigos da internet

Foto: Thinkstock/Getty Images

Pode ser que você nem perceba, mas a internet é cheia de armadilhas: é preciso cuidado para não cometer uma gafe virtual ou para não se expor demais. Confira:

De olho nas informações
Ao criar perfis em redes sociais como o Orkut, Facebook ou Twitter, seja cautelosa ao disponibilizar informações pessoais. Número de telefone e endereço, por exemplo, nunca devem ficar à mostra. O mundo está cheio de gente com más intenções e é melhor não dar sorte para o azar, concorda? Ao colocar à disposição um contato, a melhor opção é um e-mail.

Fotos
Imagens de viagens, usando biquínis ou em alguma atitude que exponha você de alguma forma devem ser evitadas. Agora, se quiser muito postá-las, deve permitir que apenas algumas pessoas mais próximas tenham acesso ao conteúdo. Afinal, não é legal que todos os usuários fiquem por dentro de tudo o que se passa em sua vida (ou você carrega seu álbum de fotografias para mostrar para todo mundo que tem contato?).

Não fale tudo o que pensa
A internet não é o local ideal para extravasar nem para desabafar sobre todos os seus problemas. As pessoas vão te definir, especialmente aquelas que não a conhecem muito bem pessoalmente, a partir de suas postagens. Por isso, antes de sair falando tudo o que quer, pense se vale a pena e como as pessoas podem reagir aos seus comentários.

Não confie em tudo
Alguns arquivos e sites superfofos podem esconder vírus prejudiciais ao seu computador. Sendo assim, só abra conteúdos confiáveis e não acredite em todos os e-mails que dizem ser de bancos ou que oferece verdadeiros milagres financeiros com apenas um clique!

Fique esperta com todos
Mentir, na internet, não é nada difícil. Aquele cara que não vale nada, facilmente pode se passar por príncipe e te deixar encantada. Então, cuidado ao conhecer novos rapazes e, principalmente, se for marcar encontros com eles na vida real. Antes que isso aconteça, é preciso ter certeza de que tudo o que você sabe é mesmo verdadeiro.

Você sabia?
Muitas empresas incluíram em seus processos seletivos a análise de perfis em redes sociais – mais um motivo para você ficar esperta e não dar bola fora na web!

Guia Astral

 

Para conferir mais dicas, adquira a revista Guia Astral – já nas bancas!

 

 

 

 

 

 

 

Mais lidas