Os benefícios da semente de chia

Benefícios da semente de chia

Foto: Thinkstock/Getty Images

A chia, originária do México, é uma semente muito usada há milênios pela civilização asteca e que foi redescoberta recentemente como grande aliada da alimentação saudável e das dietas para emagrecer. Ela é rica em ômega 3, fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteínas e vitaminas do complexo B.

Benefícios
“A chia tem o poder de absorver cerca de 12 vezes seu peso em água. Quando se coloca uma colher da semente em um pouco de água, ela rapidamente se transforma em um gel, devido à grande quantidade de fibras solúveis que possui, que auxiliam no funcionamento do intestino”, afirma Stephanie J. Modes, engenheira de alimentos. Além disso, a chia contribui para redução do colesterol, controle da glicemia, boa formação óssea, prevenção do envelhecimento precoce e melhoria geral da imunidade do organismo.

Em doses apropriadas, esse ingrediente dá a sensação de saciedade, graças à formação do gel no estômago, e retarda a digestão. A chia também ajuda a manter o bom funcionamento da flora intestinal e a desintoxicar o organismo. “Ela possui ação anti-inflamatória e grande capacidade de absorção de glicose, ideal para prevenção do diabetes e controle da insulina”, afirma a nutricionista Carolina Chica.

Variedade
– Além do formato in natura, são vendidos também o óleo e a farinha de chia.
– Com sabor suave, pode ser acrescentada a sucos, iogurte, leite, frutas, preparo de pães, bolos e pudins.
– Não há necessidade de triturar ou moer os grãos para consumi-los.
Consumo adequado
– 1 colher (sopa) de chia é a quantidade diária indicada pelos nutricionistas.
-Você pode misturar com água e esperar 15 minutos para que se forme o gel, ou misturar diretamente a sucos, alimentos, frutas, iogurtes, receitas de pudins e mousses.
– A farinha de chia também pode ser consumida para enriquecer receitas de bolos, pães e biscoitos.
-Para quem busca emagrecer aproveitando as funcionalidades da chia, é recomendável ingerir o grão cerca de 30 minutos antes das principais refeições diárias.

Consultoria: Stephanie J. Modes, engenheira de alimentos da Vitalin. www.vitalin.com.br. Carolina Chica, nutricionista da Herbarium. www. herbarium.net

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