Os benefícios da dança

Os benefícios da dança

Foto: Thinkstock/Getty Images

Quem não gosta de passar horas na academia ou não tem o costume de praticar esportes, pode optar pela dança. Além de perder peso, dançar traz muitos benefícios para a saúde! O preparador físico e coordenador de fitness da academia K2, Marcos Ayran, explica as principais modalidades de dança e suas vantagens para o corpo:

As mais procuradas

Segundo Marcos, as danças mais buscadas na academia são o Sh’bam, a K2 ritmos e as aulas de Dança de Salão. O Sh’bam são passos simples, ótimos para quem nunca praticou nenhum tipo de dança. Envolve músicas remixadas e populares. O K2 ritmos é uma aula que melhora o condicionamento cardiovascular e a coordenação. As danças de salão, praticadas em casais, oferecem movimentos dos diferentes ritmos, criando uma mistura divertida e estimulante. Procure a academia mais próxima e se informe das principais danças e aulas de ginástica. O importante é se movimentar!

Benefícios da dança

Todos os tipos de dança auxiliam na coordenação motora e na queima de calorias. “Os principais benefícios da dança são o trabalho de coordenação e equilíbrio, gasto calórico, resistência cardiorrespiratória e a sociabilização entre os praticantes”, aponta o preparador físico. Seja magro ou gordinho, ele afirma que qualquer um pode dançar, sem restrições.

Cuidados iniciais

Antes de começar qualquer aula ou atividade física, Marcos revela: “Para quem é iniciante na dança, é necessário que faça um exame médico e uma avaliação física. Depois de ser liberado, é só soltar o corpo e se divertir”.

Ritmos de sucesso

Forró: de origem nordestina, esse ritmo é dançado em pares e tem influências do arrastar de pés dos índios e do molejo africano.

Samba de gafieira: é o ritmo dos salões e bares cariocas. É dançado em par e, enquanto o homem assegura sua malandragem e conduz a dama, a mesma exibe seus passos.

Tango: estilo dramático e sensual dançado em par, com passos fortes e bem marcados. De origem argentina, favorece a postura e a elegância.

Zouk: antiga lambada, esse tipo de dança tem origem nas ilhas do Caribe. Possui clima romântico e é bastante aeróbica.

 Dica: Como qualquer exercício físico, dançar também ajuda a queimar calorias e a emagrecer. O grande diferencial é que tudo é conseguido com prazer e diversão e, de quebra, você ainda melhora o equilíbrio, a coordenação e a postura.

 

Consultoria: Marcos Ayran, preparador físico e Coordenador de Fitness da academia K2

Mais lidas