Os benefícios da corrida: inspire-se nos famosos e comece a se exercitar

Juliana Didone correndo na praia

Foto: Dilson Silva / AgNews

 

Seja na praia ou na rua, os famosos são sempre vistos praticando a corrida! Por ser um exercício barato e quase sem contraindicações, correr pode ser uma boa alternativa para as pessoas que estão querendo perder aqueles quilinhos extras. A Guia da TV conversou com o Dr. Jomar Souza – Especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) – e separou dicas e os benefícios do esporte. Confira:

Quais os cuidados a se tomar antes de praticar a corrida?
O médico indica que o ideal é fazer uma avaliação para saber se existe alguma contraindicação para este exercício. Verificar o estado geral de saúde e o nível de condicionamento físico é muito importante. “Embora felizmente sejam poucos os casos com contraindicações, um médico especializado em medicina do exercício e do esporte tem condições de determinar se a corrida é ou não o melhor exercício para aquela pessoa”, explica Dr. Jomar Souza.

Quais os benefícios? 
A corrida melhora o funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório, reduz a gordura corporal e os níveis de glicose no sangue, aumenta o colesterol bom, reduz ainda oos riscos de osteoporose, de câncer de mama e de câncer do intestino, além da redução da tensão arterial, dos quadros de stress, depressão e ansiedade. A corrida pode ainda prevenir algumas doenças, como explica o doutor: “pode prevenir o diabete tipo II, infarto do miocárdio, hipertensão arterial, obesidade, osteoporose, câncer de mama, câncer do intestino, Doença de Parkinson e Mal de Alzheimer, dentre outras.”

Juliana Didone correndo na praia

Foto: Dilson Silva / AgNews

Quanto uma pessoa pode correr por dia?
Dr. Jomar recomenda que, para a melhora da qualidade de vida com o menor risco possível de lesões, o ideal é que a atividade seja praticada de 30 a 60 minutos por dia, de três a cinco vezes por semana. “A distância final vai depender da velocidade da corrida, diretamente relacionada ao nível de condicionamento físico de cada pessoa”, indica o médico.

E como deve ser a alimentação antes da corrida?
A alimentação deve ser leve, de 30 a 60 minutos antes da atividade e que contenham uma boa quantidade de carboidratos. O ideal é comer frutas e sucos, de preferência!

Melhora o sono? 
Na maioria das pessoas, sim! Porém, existem algumas pessoas que quando correm à noite, têm dificuldade para dormir. O indicado é melhor é praticar a corrida pela manhã cedo.

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