O xampu ideal para cada tipo de cabelo

O xampu ideal para cada tipo de cabelo

Foto: Shutterstock Images

Responsáveis pela limpeza das madeixas e do couro cabeludo, os xampus são fundamentais para a beleza e saúde dos fios. Por isso é tão importante saber escolher.

A primeira regra é conhecer os seus cabelos: secos, oleosos, volumosos… Os produtos também são divididos de acordo com essas necessidades. Se encontrar duas características marcantes, atenda a necessidade maior dos seus cabelos.

– Optar por condicionador e demais produtos da mesma linha é o mais indicado, já que eles se complementam. Porém, usar marcas distintas não é proibido. “Os melhores xampus e condicionadores são aqueles que melhor se adaptam ao nosso fio”, considera o hairstylist Luiz Cintra, do Salão Emília Borges.

– Alterne a marca do produto a cada dois meses, para que os fios não se acostumem com o xampu e você não fique com a sensação de que o resultado já não é mais o mesmo.

– Se você tinha uma marca que amava, mas a abandonou em busca de produtos sem sal, saiba que eles não existem. “O sal é o componente que faz com que o xampu tenha uma textura mais cremosa e espume. Então, se faz espuma, contém sal”, informa Cintra. Tire a prova: quimicamente, outros nomes são adotados para designar a substância, como cloreto de sódio, lauril sulfato de sódio ou lauril éter sulfato de sódio.

Tipos de xampu

Antirresíduo: indicado para retirar o excesso de produtos acumulados nos cabelos. Para não agredir os fios, use uma vez por semana ou a cada 15 dias.

Transparente: pode ter cor, mas é transparente. Em geral, extremamente detergente e indicado para fios oleosos.

Leitoso: além do detergente, contém algum tratamento para o fio. Tem aspecto mais cremoso e denso.

Dica do especialista: “Gosto de indicar de dois a três tipos de xampu: um para o tipo de cabelo (natural, colorido, alisado), um de limpeza profunda e outro mais hidratante, para quando os fios estiverem ressecados. Alternando esses três, a saúde dos fios estará em dia”.

 

Consultoria: Luiz Cintra, hairstylist do Salão Emília Borges, de São Paulo

 

Tags: ,

Mais lidas