O que é terapia de regressão

O que é terapia de regressão

Foto: Thinkstock/Getty Images

Na novela Amor Eterno Amor, o personagem Rodrigo, vivido por Gabriel Braga Nunes, procurou a ajuda de um terapeuta para se curar dos traumas passados. Ele participou de uma terapia de regressão, revivendo memórias antigas para tentar encontrar o problema que vem causando sofrimento em sua vida. A partir disso, surge a questão: como funciona essa terapia de regressão? Ela é eficaz? A psicoterapeuta Margarita Moscardo fala sobre a importância do método de regressão para eliminar as angústias e superar os problemas:

Qual é o objetivo?

Segundo a especialista, a terapia de regressão permite o acesso a memórias passadas para detectar o núcleo do trauma: “Ao reviver o passado podemos descarregar emoções armazenadas no inconsciente, observar e compreender nossa vida. Dessa forma, nos libertamos progressivamente dessas amarras que agem como verdades absolutas em nossas vidas, nos direcionando cada vez mais para a harmonia, o equilíbrio e conexão interior. Isso nos torna mais livres dos nódulos energéticos, fonte de medos, culpas, raivas, tristezas e mágoas”.

Como funciona?

“O paciente permanece consciente durante todo o processo psicoterapêutico, trazendo à tona vivências passadas com imagens, sensações e sentimentos, permanecendo presente e atuante nele”, explica Margarita. A função do terapeuta é ajudar o paciente a eliminar o controle que o passado exerce em sua vida. “Desenvolvendo nosso equilíbrio, podemos viver melhor o presente e ter um futuro mais feliz, superando fobias, ansiedades, depressão, problemas de comunicação, relacionamentos, obesidade, autoestima, aceitação, preocupação exagerada, indefinição, instabilidade emocional e física”, complementa.

Quando procurar ajuda?

É importante buscar ajuda depois de algum trauma ou problema sério. “Buscamos encontrar o autoconhecimento somente após muito sofrimento, situações de enfermidade e falência material, profissional, emocional e espiritual. Também quando estamos desamparados, desesperados e sem perspectivas de uma vida melhor. O estado de consciência expandida, a visualização e as percepções praticadas seguindo os passos dessa terapia possibilitam uma nova conscientização pessoal e a substituição de comportamentos negativos por novas posturas, livres dos antigos condicionamentos”, revela a psicoterapeuta.

Resultados positivos

A terapia de regressão ajuda a eliminar as frustrações e superar os antigos preconceitos. “Nos tornamos conscientes e livres das dependências neuróticas a padrões estabelecidos e bloqueios que impedem a nossa evolução pessoal”, conta Margarita. Ela ainda afirma: “A doença e os problemas físicos podem ser sanados e eliminados, na maioria dos casos, com tratamento médico específico. Porém, as dores e instabilidades emocionais somente podem ser amenizadas e removidas com a ajuda de um psicoterapeuta”.

Consultoria: Margarita Moscardo – Psicoterapeuta
Site: http://www.terapiaseregressao.com.br/

 

Mais lidas