Connect with us

O que você está procurando?

Entenda sobre a humanização na chegada do bebê, que devolve o encantamento ao momento do parto
-

O que é o parto humanizado

Entenda sobre a humanização na chegada do bebê, que devolve o encantamento ao momento do parto

Ultimamente, vários famosos têm compartilhado boas experiências em relação ao parto humanizado. A atriz Carolinie Figueiredo, a nutricionista Andrea Santa Rosa – que é casada com o ator Márcio Garcia – e até mesmo a top Gisele Bündchen divulgaram que escolheram humanizar seu parto. Mas essa experiência não deve ficar restrita a eles. O parto humanizado deve ser um direito de todas as mulheres.

 

O que é o parto humanizado

Foto: Thinkstock/Getty Images

+ Conheça os vários tipos de parto

O que é o parto humanizado

O parto humanizado visa, acima de tudo, o bem estar da mãe e do bebê. Nesse conceito, a mulher é quem decide como prefere ter o filho, ou seja, toda atenção é voltada para ela.

Segundo o Dr. Alberto Jorge, durante o pré-natal já é feito um resgate interno, um trabalho para que a gestante possa curtir o momento e entender a contração como algo natural. Afinal, a gestação é um estado especial.

É importante ressaltar que o parto humanizado não é um tipo de parto, mas sim um conceito, “um processo, e não um produto”, assim como afirma a médica ginecologista e obstetra Quésia Villamil.

Nesse conceito, a mãe recebe todo o apoio necessário para vivenciar o momento da melhor forma possível. O parto acontece da forma como a mãe achar mais conveniente, não sendo necessariamente na posição ginecológica. Além disso, as preocupações externas não devem fazer parte desse momento.

A analgesia ou outros procedimentos cirúrgicos não são proibidos, mas nenhum dos métodos analgésicos e anestésicos devem ser aplicados sem a real necessidade.Existem formas de aliviar a dor que vão além das intervenções de medicamentos.

Além disso, os familiares são peças fundamentais desse processo. O pai, inclusive, pode estar ao lado de sua mulher, a ajudando e dando conforto para que ela se sinta mais segura. A presença de profissionais especializados e de uma equipe multidisciplinar é importante e não deve ser dispensada.

A gestante terá à disposição médicos, familiares e uma doula,  que serão capazes de dar todo o auxílio de que ela precisa.

O Dr. Roberto Ramires afirma que a segurança é um fator fundamental para que tudo saia bem e o parto seja bem-sucedido. “O parto é uma caixinha de surpresas, por isso é preciso que uma equipe especializada esteja por perto para ajudar caso algo não saia como planejado”, completa ele.

+ Saiba mais: as vantagens do parto normal

+ Saiba quais são as principais dúvidas de quem pretende ter um bebê

O que é o parto humanizado

Foto: Thinkstock/Getty Images

A experiência

Quésia Villamil, além de obstetra, também optou por dar à luz aos três filhos de maneira humanizada. Seu terceiro bebê nasceu em uma banheira e com o acompanhamento de uma equipe médica. Logo nos primeiros momentos de vida, a criança foi cuidada pela mãe, que a amamentou e, depois de algum tempo curtindo o filho, deu, inclusive, o banho. Somente após ser cuidado pelos pais, o bebê passou pelos exames médicos.

A Drª também conta que ficou fora do bloco cirúrgico, ou seja, fora de um ambiente hostil. Isso auxilia também na produção de hormônios como a oxitocina, também conhecido como o “hormônio do amor”. “Cuidar do bebê após o nascimento é uma forma de carinho e no parto humanizado a mulher está preparada para isso”, conta Quésia.

A presença da doula

Durante todo esse processo, a presença da doula é muito importante e faz a diferença para que a mãe se sinta calma e relaxada. Normalmente, o acompanhamento dessa profissional começa a partir do terceiro trimestre de gestação, que é quando começam a surgir os primeiros desconfortos.

Segundo a doula e fisioterapeuta Andreia Cristina, ela tem mais de uma função durante o parto. “Ela tem a função de zelar, cuidar, apoiar e proteger a saúde emocional da gestante. Tem também a função de dar apoio físico, sugerindo as melhores posições, oferecendo massagem para alívio durante as contrações, orientando respirações e ajudando no relaxamento”, afirma ela.

Mas a função da doula não acaba com o fim da gestação. As mães de “primeira viagem”, por exemplo, recebem também apoio quanto a amamentação, a forma correta de dar banho e outros cuidados que o bebê necessita.

Vantagens do parto humanizado

O que é o parto humanizado

Foto: Thinkstock/Getty Images

O parto humanizado devolve ao momento da chegada do bebê todo o encantamento que essa situação envolve. Inserir no cenário do parto o respeito ao nascimento, respeito ao bebê, respeito à mulher, a dignidade ao nascer, o acolhimento e o amor são apenas algumas das vantagens que norteiam o parto humanizado.

Às mulheres, esse parto propicia a devolução da experiência de dar à luz e de vivenciar o momento de forma mais natural.

Além disso, uma das principais vantagens é a interação entre a mãe e o bebê logo nas primeiras horas de vida. A mulher tem uma recuperação mais rápida, o que a ajuda a cuidar do seu filho.

A doula ressalta: “Um parto humanizado traz à mulher a sua força interior, sua garra, seu poder feminino. Com força, as mulheres trazem seus filhos ao mundo, e se sentem vitoriosas ao passar por esse momento único, marcante e transformador”, completa.

Consultoria:

Dr. Rogério Ramires, ginecologista e diretor-executivo do Femme Laboratório da Mulher.

Dr. Alberto Jorge Guimarães, ginecologista e obstetra (www.partosemmedo.com.br)

Drª Quésia Villamil,  ginecologista e obstetra do Instituto Nascer.

Andréia Cristina Eiras Weckwerth, doula e fisioterapeuta.

 

 

 

Advertisement

Moda & Beleza

Consultora dá dicas para quem quer investir no acessório

Moda & Beleza

A atriz investe em tecidos leves e calçados sem salto ao se vestir

Famosos

Veja galeria de fotos dos personagens marcantes do ator na TV e no cinema

Famosos

Casal foi eleito ícone de sedução no relançamento de uma marca de sabonete. Confira a entrevista!

Famosos

A atriz vai interpretar a professora Juliana na nova novela das 18h, Meu Pedacinho de Chão

Famosos

A japa falou sobre o novo programa e suas expectativas. Confira a entrevista!

Estilo de vida

Elas matam a fome, limpam o organismo e ainda impedem que o corpo estoque gordurinhas

Estilo de vida

Além de hábitos alimentares saudáveis, também é preciso cuidar do bem-estar para se viver bem com diabetes