O poder do alho

O poder do alho

Foto: Thinkstock/Getty Images

Vá além da tradicional parceria do alho com a cebola para refogar alimentos. Esse condimento versátil pode ser adicionado de várias formas à sua salada. Em molhos, combina muito bem com iogurte natural desnatado, maionese light ou somente limão, sal e azeite. Já quem não abre mão da versão frita deve preferir refogar rapidamente o alho em azeite (em especial o do tipo extravirgem). O azeite frito pode ser com os dentes cortados em pequenas tiras ou simplesmente picado. Depois de pronto, basta polvilhar sobre a salada e desfrutar da saborosa crocância.

Defesa natural

Se na crença popular o alho é um amuleto antivampiros, para a ciência é garantia de proteção do corpo contra doenças. “Contém alicina, que é uma substância antibiótica, além de ser anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante e também funciona como protetor cardiovascular, uma vez que diminui a viscosidade do sangue. Por ser um anti-inflamatório natural, o alho também recupera a imunidade”, defende a nutricionista Fernanda Granja.

Cheiro que faz bem

Quem torce o nariz para o odor característico do alimento deve saber que a substância responsável pelo cheiro, a alicina, é um potente antioxidante, atuando contra doenças inflamatórias e cardiovasculares. “Estudos também sugerem que o alho pode retardar a progressão do câncer, pois induz a degradação de tumores de mama, próstata, cólon, pulmão e leucemia”, ressalta a nutricionista Greice Caroline Baggio. Alguns destaques da composição nutricional do condimento são vitaminas do complexo B, como a B1 e a B6. Agora que já sabe tudo sobre o alimento, que tal experimentar as sugestões de consumo a seguir!

 

Dica: Para aproveitar os benefícios presentes, é recomendado ingerir 1 dente de alho fresco amassado ou picado por dia

Consultoria: Fernanda Granja e Greice Caroline Baggio, nutricionistas

 

 

Poder das saladas

 

 

Para ver receitas que contém alho e mais dicas de saladas para melhorar sua alimentação, confira a revista O Poder das Saladas – já nas bancas!

 

 

 


 

Tags: ,

Mais lidas