O forró nas novelas

Para os forrozeiros de plantão, hoje é um dia especial: 13 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Forró! O termo forró surgiu da palavra “forrobodó” que significa arrastapé, confusão ou desordem. Há quem acredita, ainda, que a palavra tenha surgido a partir da expressão em inglês “for all” que significa “para todos”. No século XX, os engenheiros britânicos promoviam festas chamadas “for all” que, com o tempo, virou o nosso conhecido forró. Para comemorar esta data e os 60 anos anos das telenovelas, nós separamos algumas tramas que tiveram este ritmo em suas trilhas sonoras. O díficil vai ser não sair dançando…

 

Dira Paes como Norminha

Foto: João Miguel Junior / Rede Globo

Caminho das Índias
A novela, que foi exibida em 2009, fez o maior sucesso com Você não vale nada, mas eu gosto de você. Quando começava a tocar a música do grupo Calcinha Preta, todo mundo sabia que a Norminha (personagem de Dira Paes) iria aparecer. A vigarista roubou a cena da novela das oito e divertiu o público ao som do forró. Confira:

 

 

 

 


Elizabeth Savalla e Ary Fontoura em Morde & Assopra

Foto: Renato Rocha Miranda / Rede Globo

Morde & Assopra
Recentemente, mais uma novela da Rede Globo teve o forró como tema. A música Ovo de Cordorna, do grupo Aviões de Forró, ganhou uma nova roupagem e estreou na novela Morde & Assopra como tema do casal Minerva e o prefeito Isaías. Divertidíssimos, os dois brigavam e se amavam ao som do hit.

 

 

 

 


Suzana Pires e Raphael Viana em Araguaia

Foto: João Miguel Junior / Rede Globo

Araguaia
Outra novela que teve o forró em sua trilha sonora foi Araguaia, folhetim exibido em 2010. A substituta de Escrito nas Estrelas, foi a primeira novela da Rede Globo a ser exibida em alta definição e não deixou o forró de fora. A música Louvação de Walter Carvalho e Luis Augusto era o  tema de Fred e Janaína ,personagens de Suzana Pires e Raphael Viana.

 

 

 

 


O forró nas novelas

Foto: Reprodução

Tieta
Em 1990 estreou a novela Tieta no horário das 20 horas, na Rede Globo. A trama se passava na cidade fictícia de Santana do Agreste e contava a história de Antonieta Esteves que foi expulsa de casa pelo pai. Aí, a confusão já estava armada e começava um dos maiores sucessos das telinhas. A trilha sonora da novela contou com  cantores famosos como Tim Maia, Caetano Veloso e Chitãozinho & Xororó e o forró ficou por conta do grupo Pinto Acordeon que agitou a trama com a música Paixão de Beata.

 

 

 

Solange Couto como Dina Jura em O Clone

Foto: Divulgação / Rede Globo

O Clone
Em 2001, foi a vez da novela O Clone fazer sucesso com a dança nordestina. A trama de Glória Perez trouxe No balanço do Buzão de Miltinho Edilberto para animar o bar da Dona Jura, personagem de Solange Couto. O forró estava sempre presenta quando a moça brigava com o fofoqueiro Basílio. E você, lembra de alguma outra novela?

 

 

 

Tags:

Mais lidas