Namoro na internet: como encontrar um par na rede

Namoro na internet: como encontrar um par na rede

Foto: Thinkstock/Getty Images

 

Os sites de relacionamento são uma boa opção para quem está à procura de um romance. Muitas vezes fica difícil conhecer pessoas novas, já que o trabalho consome grande parte do dia. Para facilitar a vida dos solteiros que buscam uma companhia, sites como o ParPerfeito e NamoroOnline juntam casais todos os dias e relatam histórias de sucesso. Cláudio Gandelman, presidente do ParPerfeito e Marcos Vieira, Criador e CEO do NamoroOnline, explicam como criar um perfil para conhecer alguém na internet:

Como funcionam os sites?

Quem não está acostumado com sites de relacionamento não precisa se preocupar. O procedimento é fácil e o site ajuda em vários aspectos. “A partir das informações do cadastro, enviamos diariamente e-mails com informações de perfis compatíveis. Também oferecemos ferramentas que facilitam o contato entre os usuários. A busca possui filtros avançados que permitem achar os perfis de maior compatibilidade de forma fácil e rápida considerando todas as combinações”, explica Cláudio. O cadastro no site ParPerfeito é gratuito, mas o acesso é limitado: “Para utilizar todos os serviços do site, o usuário deve escolher um dos nossos planos. O mais barato custa R$ 19,99 (semestral) e o mais caro custa R$ 39,99 (mensal). Quanto mais tempo o usuário se fidelizar ao site, mais barato fica o plano”, completa.

Já no site NamoroOnline, Marcos Vieira conta: “Nós trabalhamos com relacionamentos online há mais de 10 anos, e neste período desenvolvemos sistemas de cruzamento de informações, compatibilidades, privacidade e segurança, que tornam o serviço simples de usar e com total segurança e privacidade. A mecânica básica é o preenchimento do perfil e o envio de fotos. A partir daí, nós realizamos diversos trabalhos de combinações e oferecemos meios para que a pessoa encontre outras pessoas de seu interesse e que combinem com seu perfil. Todos os contatos são realizados de forma anônima: você troca mensagens sem informar nenhum dado pessoal”.

Serviços oferecidos

O site oferece serviços que facilitam a vida dos usuários à procura do par ideal. “Oferecemos ferramentas que facilitam o contato entre os usuários como, por exemplo, busca de perfis, chat e correio. Temos também o serviço chamado ‘Cupido’, que é o envio diário de perfis compatíveis”, conta o presidente do ParPerfeito. Marcos Vieira conta que os perfis e fotos enviados são avaliados por uma equipe técnica: “Todos os perfis e fotos são analisados por uma equipe de auditoria antes de serem disponibilizados no site. Nós temos uma inteligência por trás do site, que faz esta verificação automaticamente. Além disso, todos os perfis e fotos são verificados manualmente, um a um, antes de serem disponibilizados no site. Se identificarmos que a pessoa não está de acordo com os objetivos do site, se é casada, ou se está lá procurando algo errado, seu perfil é reprovado e ela não chega a aparecer no site”.

Vantagens

Conhecer pessoas na internet pode ser muito vantajoso: é possível conhecer vários indivíduos ao mesmo tempo, o que é difícil até mesmo numa festa. “A principal vantagem de procurar por um parceiro(a) na internet é estar num ambiente onde todos que estão ali têm o mesmo objetivo. Além disso, o usuário que acessa de casa conta com o conforto e a economia. A mensalidade do site sai mais em conta do que uma noite de balada ou um jantar”, revela Cláudio. Ele também conta que, aos domingos, o site chega a ter 12 mil pessoas logadas: “Na balada você pode conhecer uma ou duas pessoas, enquanto no ParPerfeito você pode conhecer cinco, dez, onze pessoas na mesma noite”.

Dicas

Ficou com vontade de conhecer alguém e tentar uma aproximação virtual? Os especialistas dão algumas dicas para quem quer se aventurar nos relacionamentos virtuais:

– Ao preencher o cadastro, seja criativo na sua descrição. Bom humor é sempre bem-visto;
– Não tenha medo de se descrever como é. Só você é assim e este é o seu melhor diferencial;
– Seja sempre sincero;
– Não existe isso de “procuro um homem de 35 anos, 1,85m, loiro dos olhos verdes e que goste de espaguete”. Isso realmente é importante? Ou é mais importante o companheirismo, a honestidade, a cumplicidade? É claro que existem algumas informações de compatibilidade que são importantes, mas tanto na internet como fora dela, que não é bem assim que a “química” acontece.
– Para as mulheres, a dica é: seja moderna. Não espere apenas os homens tomarem a iniciativa. Busque perfis que te agradam e entre em contato;
– Na hora de escrever para alguém em potencial, diga exatamente o que está procurando. Foco e objetividade são excelentes estratégias para começar um papo bacana;
– Não julgue sem analisar.  As primeiras impressões podem estar erradas;
– Assim como você, todos também querem ver com quem estão falando;
– Inclua fotos e fotos extras. Os perfis com imagens são 15 vezes mais vistos;
– Não desperdice chances! Aposte em relacionamentos divertidos à longa distância.

Cuidados necessários

Mesmo que o usuário se empolgue ao ter conhecido alguém interessante, é preciso lembrar que, apesar de conversarem pela internet, a pessoa do outro lado ainda é desconhecida. Cláudio aconselha: “A internet pode ser o lugar mais seguro ou mais perigoso para conhecer alguém. O que fará diferença é o comportamento das pessoas, por isso, as principais dicas são:

– Utilize a internet ao seu favor e crie um ambiente seguro. Por exemplo: você pode pesquisar sobre a pessoa nas redes sociais;
– Pegue o telefone fixo e comercial e ligue para saber se efetivamente a pessoa trabalha lá;
– Sempre que marcar algum encontro avise amigos e parentes;
– Marque encontros em locais movimentados. Agendar um café, por exemplo, é uma ótima opção, pois é algo que pode durar alguns minutos ou uma tarde inteira.”

O CEO do NamoroOnline complementa: “Pessoas com más intenções existem em todo lugar, e na internet não é diferente. É por este motivo que nós tomamos muito cuidado. Nós temos ferramentas de denúncia, onde os próprios usuários nos informam quando alguma pessoa está tomando alguma atitude errada no site, e nós verificamos. Caso seja confirmado, a pessoa é excluída do site automaticamente. Esta é anossa política.”

Histórias de sucesso

O site ParPerfeito recebe, em média, seis mil histórias de sucesso por ano. A maioria dos usuários tem entre 25 e 45 anos, sendo 51% usuários homens e 49% mulheres. Confira alguns casais que se conheceram pela internet e hoje são felizes no casamento:

 

Namoro na internet: como encontrar um par na rede

Foto: Divulgação/ParPerfeito

Priscilla e Waldir – Marília (SP) – casados

Em 2007, Waldir Bueno, que morava em Sorocaba e tinha acabado de sair de um relacionamento longo, foi apresentado por uma amiga ao site de relacionamento ParPerfeito. Sem grandes expectativas, ele fez uma assinatura e chegou a se corresponder com mulheres que tinham o perfil parecido com o seu. Como sua mãe precisou passar por um cirurgia em Marília, Bueno decidiu procurar mulheres que morassem na cidade. Foi assim que conheceu Priscilla França. “Trocamos mensagens e telefonemas e quando fui acompanhar a cirurgia da minha mãe, marquei de encontrá-la pessoalmente em uma pizzaria em um sábado à noite. Porém, como estávamos no mesmo bairro, não aguentei e fui até a casa da amiga dela, onde estava Priscilla”, diz.

No mesmo dia Bueno conheceu a mãe de Priscilla e no dia seguinte a apresentou para sua mãe. Entre o primeiro encontro, noivado e casamento foram menos de dois meses. O casal se conheceu em maio, no final de junho ela se mudou para Sorocaba. Estão juntos há quatro anos e hoje eles têm um filho de 2,5 anos. O ParPerfeito me proporcionou uma oportunidade que não teria se não fosse a internet, já que eu procurava uma pessoa de outra cidade. E é esse o grande diferencial do site, unir pessoas que não se encontrariam se não fosse por intermédio deles, além do grande número de cadastrados, o que aumenta a possibilidade de conhecer alguém para se relacionar”, conta Bueno.”

 

Namoro na internet: como encontrar um par na rede

Bárbara e Francisco – Recife (PE) – casados

Francisco se cadastrou no ParPerfeito por curiosidade. Não acreditava em relacionamentos cujo primeiro contato fosse “virtual”, mas ao conhecer algumas mulheres cadastradas, viu que havia muita gente interessante. Ficou cerca de 5 anos cadastrado no ParPerfeito antes de conhecer Bárbara, mas não foram ininterruptos. Ela fazia o doutorado, eles moravam na mesma rua. Eles nunca tinham se visto e, no aniversário da Bárbara, como Francisco estava no Peru, pediu a uma amiga (que conheceu no ParPerfeito) que comprasse o melhor livro de fotos de cavalos que existisse na cidade e deixasse na portaria do seu edifício para que a Bárbara fosse buscar. Ela amou a surpresa e ele a convidou para mudar-se para lá antes mesmo de ele voltar de viagem. Ela aceitou e 15 dias após ter se mudado, foi buscá-lo no aeroporto. Eles finalmente se conheceram e estão juntos há quase quatro anos. Hoje moram em Recife, no mesmo apartamento, embora atualmente ele esteja trabalhando no Panamá. Em agosto de 2011 Bárbara se mudará para o Panamá, pois não consegue mais ficar longe do marido. E o primeiro filho já está sendo encomendado!

 

Namoro na internet: como encontrar um par na rede

Foto: ParPerfeito/Divulgação

Francielli e Maykon  – São Paulo (SP) – casados

Francielli, 23 anos, atendente, ficou no ParPerfeito por quatro anos. Conheceu várias pessoas, fez bons amigos e está casada desde abril/2011 com Maykon, 26 anos, técnico de manutenção, com quem namorou por dois anos e meio. Quando se conheceram, ela morava no interior e ele na capital. Conversaram oito meses antes do encontro pessoalmente. Ficaram noivos e compraram um apartamento em São Paulo. Moraram juntos quase um ano antes de casar. Decidiu se cadastrar no ParPerfeito porque não saia muito de casa e, por isso, não conhecia pessoas interessantes para um relacionamento sério. A princípio cadastrou-se por curiosidade, não acreditava que pudesse dar certo. Logo começou a conhecer pessoas legais e passou a acreditar no site. Para ela, uma das maiores vantagens dos sites de relacionamento é primeiro conhecer a pessoa, descobrir as afinidades e adquirir confiança e, só depois, investir em um relacionamento sério.

 

 

Consultoria: Cláudio Gandelman, presidente do site ParPerfeito: www.parperfeito.com.br

Marcos Vieira, criador e CEO do NamoroOnline: www.namoroonline.com.br

Mais lidas