Connect with us

O que você está procurando?

Brasileira se dedica ao budismo há anos e está construindo um centro de práticas Zen no Sul do país
-

Monja Coen dá dicas para quem quer praticar meditação e fala de seu livro

Brasileira se dedica ao budismo há anos e está construindo um centro de práticas Zen no Sul do país

Foi na década de 70, quando morava em Los Angeles, nos Estados Unidos, que a Monja Coen começou a prática do zazen, a base do Budismo. Ao longo desses mais de 40 anos ela conquistou vários títulos dentro dessa doutrina e hoje cuida de um templo Zen Budista, tendo discípulos em várias regiões do Brasil. Recém lançado pela Editora Planeta, o livro A Sabedoria da Transformação: Reflexões e Experiências, da Monja Coen, convida o leitor a lançar um olhar sobre si mesmo e a rever seus valores e conceitos. A Malu entrevistou a Monja Coen para falar um pouco mais sobre a publicação e dar dicas para quem quer começar a praticar a meditação.

Foto: Shutterstock Images

Foto: Shutterstock Images

Monja Coen define seu livro como uma reflexão e experiência para inspirar sabedoria capaz de direcionar a transformação incessante da existência. “A inspiração é a base da reflexão profunda que pode transformar a nós e ao mundo. Há muitas pessoas, pensamentos, filosofias e religiões que podem nos inspirar”, afirma. Questionada sobre quem são suas inspirações, ela cita como fontes seus mestres de ordenação e de prática religiosa, e também o líder Mahatma Gandhi. Uma frase específica do indiano é citada pela Monja: “temos de ser a transformação que queremos no mundo”.

Com discípulos em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Distrito Federal e até na Suíça, a Monja Coen diz também que as pessoas simples e desconhecidas do grande público, que ela encontra nesta travessia de vida, também lhe servem como inspiração.

Meditação

Monja Coen descreve a meditação como uma forma de conhecer a essência do ser. “Meditar é uma das funções da mente humana e como todas as outras, precisa de estímulo e prática”, explica. Segundo ela, isso é nada mais do que sentar em silêncio e na postura correta, seguindo as instruções de pessoas experientes na prática, “mantendo o foco, a disciplina e sendo feliz”.

A meditação pode levar as pessoas além do auto-conhecimento, a transcender o eu menor, ao acesso à sabedoria e à tranquilização das paixões mundanas. Há quem considere a meditação benéfica à saúde física, mental e social, mas Monja Coen considera isso efeitos colaterais da prática.

Vida saudável

Para ela, os hábitos físicos influenciam nossa vida, afinal, somos o que fazemos, falamos, pensamos, sentimos e realizamos. “Nosso corpo é sagrado e precioso”, comenta, recomendando uma vida regrada na alimentação e no sono, por exemplo. Ela diz que comer e dormir a quantidade de horas certa, de acordo com suas necessidades fisiológicas, além de manter alguma atividade física, estimula a mente a pensar, refletir e meditar.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quando o assunto é hiperativismo, Zazen é a dica principal da Monja. Ela pede para que as pessoas que se consideram agitadas demais observem suas atitudes e procurem grupos de práticas meditativas: “só através do conhecimento e a aceitação de si mesmo que uma pessoa pode se transformar. É preciso paciência e perseverança”, adianta. Segundo ela, não há nada fixo neste mundo, pois o equilíbrio surge a partir do desequilíbrio e estamos o tempo todo nos reequilibrando. Assim, a ansiedade, a agitação da mente e a hiperatividade não são obstáculos à meditação, nem a uma vida saudável. “Basta conhecer e utilizar de forma adequada, canalizar para a sabedoria e a ternura por todos os seres”, finaliza.

A Monja

Monja Coen nasceu em São Paulo em 1947, mudou-se para os Estados Unidos para trabalhar na década de 70 e morou por oito anos no Mosteiro Feminino de Nagoya. Também residiu no Japão atendendo as comunidades locais com serviços memoriais, enterros, preces nas residências, casamentos e práticas de Zazen para crianças e adultos. Hoje está construindo um centro de práticas Zen no Vale dos Pesqueiros, em Viamão, no Rio Grande do Sul e acabou de lançar o livro A Sabedoria da Transformação: Reflexões e Experiências.

Agradecimento: Fabio Diegues

Advertisement

Estilo de vida

Perdoar e enfrentar a dor são as principais dicas

Estilo de vida

Consultora em desenvolvimento humano, Eliana Barbosa, fala sobre o assunto

Estilo de vida

Conheça a técnica de massagem que relaxa todo o corpo através dos pés e das mãos

Famosos

Namorando há seis meses um inglês, ela comandará um programa sobre moda na TV paga

Famosos

Ela falou ainda sobre sua preparação para o carnaval e revelou a maquiagem que não sai da sua bolsa

Famosos

Confira quem são os caras que mais bombaram no ano

Famosos

Separamos as melhores imagens da rede social do gato

Famosos

Protagonista de Alto Astral fala sobre a novela, a carreira e até Nathalia Dill