Moda no trabalho

Na hora de se arrumar para o trabalho, pode surgir aquela grande dúvida: o que devo vestir? Tudo depende do local, das pessoas e da política da empresa. Dependendo da sua profissão e de onde você trabalha, pode apostar nas roupas mais sérias como camisas e salto ou até mesmo usar a combinação sapatilha+jeans. Gabrielle Pompilio, que trabalha no site Fashion.Me, dá algumas dicas básicas para se vestir bem no trabalho:

Roupas indicadas

Tudo depende do ambiente. O importante é não abusar e ficar atenta para não ousar demais. “Em empresas mais informais cabem roupas menos sóbrias, como jeans, por exemplo. Cores e acessórios maiores também não são mal vistos nesses locais. O importante é sempre ter bom senso, roupas muito justas, muito curtas ou muito decotadas estão fora de cogitação”, conta Gabrielle.

Como inovar?

Você pode investir em estampas, cores e acessórios, desde que saiba combiná-los sem exagerar. “Se for usar um acessório muito extravagante, escolha uma roupa mais sóbria. Se a cor de um item é muito forte, equilibre com itens neutros no restante do look. O segredo é equilibrar tudo para não ficar ‘over’. Hoje há uma democracia na moda, a mistura de estampas, cores e acessórios são bem recebidas, mas a gente precisa estar ciente do nosso estilo antes de fazer a escolha do look”, revela a especialista.

Sempre na moda

Quer saber o que é tendência da estação? Invista nas cores fortes: “Cores fortes e o neon estiveram bastante em alta no verão e não devem sair muito de cena nas próximas estações. Se não está acostumada, use nos acessórios, para quebrar a seriedade de um look. As franjas também vêm com tudo neste inverno e são garantia de sucesso. Além disso, o couro continua em alta e vale o investimento”, explica Gabrielle.

Peças básicas

Toda mulher deve ter peças-chave no guarda-roupa, aquelas que podem ser usadas em qualquer lugar e ocasião. A autora do site conta que o vestido preto e camisas nunca saem de moda e são muito versáteis: “O vestidinho preto é de praxe, ele serve para várias ocasiões e pode ser sempre atualizado com acessórios diferentes. Uma boa camisa vai do trabalho ao final de semana, sem nenhum problema e também pode mudar muito de cara dependendo dos acessórios e complementos do look”.

Make ideal

Nada de usar maquiagem exagerada e chamativa. O local de trabalho exige seriedade e um make básico. “Makes naturais, sem muitas cores e não muito escuros são mais recomendados para o ambiente de trabalho. Foque na pele, a deixe sempre hidratada e use uma maquiagem que segure o dia todo. O blush não pode ser muito exagerado, use apenas para dar um ar saudável ao rosto. O rímel é sempre bem-vindo e dependendo do lugar onde trabalha, o batom é uma boa forma de dar graça ao make”, conta a autora.

Bolsas

As bolsas muito grandes podem atrapalhar: prefira as mais estruturadas. “As bolsas estruturadas são as melhores para trabalhar, ainda mais quando tem o espaço bem dividido. Muitas marcas estão apostando nos modelos estruturados e mais quadrados, muitas vezes com duas alças, curta e comprida, para facilitar o transporte da bolsa”, complementa.

 

Se inspire nas celebridades para compor um look moderno e na medida:

 

Foto: Ricardo Leal/Colaborador

Regiane Alves

Foto: Felipe Panfili/AgNews

Patricia Poeta

Foto: Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo

Lilia Cabral

Foto: Felipe Panfili/AgNews

Juliana Paes

Foto: Felipe Assumpção/AgNews

Isis Valverde

Foto: Francisco Cepeda/AgNews

Deborah Secco

Foto: Orlando Oliveira/AgNews

Camila Morgado

Foto: Amauri Nehn/AgNews

Thaila Ayala

 

Consultoria: Gabrielle Pompilio especialista em moda, trabalha no fashion.me

 

Mais lidas