Menopausa sem incômodos: desde cedo, você pode agir para evitar os sintomas mais complicados

Calores, aumento de peso, insônia, osteoporose… Os sintomas mais dramáticos da menopausa podem ser bastante minimizados sem reposição hormonal. Basta que, desde a juventude, você adote hábitos simples, decisivos para lhe garantir um climatério tranquilo, saudável e sem riscos. Saiba quais são eles e como podem ajudá-la!

Atividade física

Meia hora por dia é o suficiente para reduzir em 30% o risco de câncer de mama durante a menopausa, segundo o médico ginecologista Luiz Henrique Gebrim, diretor do Hospital Pérola Byington, de São Paulo. O benefício começa pela perda de peso. “A gordura retém hormônios como o estrogênio, que fica parado nas glândulas mamárias e favorece o desenvolvimento do câncer”, afirma. Além disso, mexer o corpo reduz os níveis de colesterol e pode evitar a osteoporose, na medida em que deixa os ossos mais fortes.

Alimentação saudável

“Pode-se comer de tudo, mas de forma balanceada“, explica Gebrim. Os vegetais, as frutas e os legumes são os mais recomendados. É fundamental controlar o peso e evitar a obesidade, fator que potencializa os calores típicos do período. “Quanto mais obesidade, mais calores. E a boa alimentação ainda diminui os riscos de diabetes na menopausa”, acrescenta o médico.

Atividades intelectuais e sociais

O período da vida da mulher em que chega a menopausa é um tanto complicado para as atividades intelectuais. Geralmente, ela já está se aposentando ou diminuindo o ritmo de suas atividades de trabalho, costuma sair menos com os amigos e reduz os exercícios físicos. O resultado pode ser a depressão, que torna ainda mais difícil atravessar essa fase conturbada de oscilação de hormônios.

“A grande queixa das mulheres ao médico é essa. Surgem problemas sexuais e psicológicos, que podem ser amenizados quando a mulher tem metas e planos para sua vida futura”, explica o especialista. Ele recomenda a suas pacientes que façam cursos relacionados a algo de que elas gostam (pode ser culinária, costura ou artesanato) e que pratiquem atividades que exercitem a mente.

O que é a menopausa?

Para que se considere que a mulher chegou à menopausa, ela deve ficar 12 meses consecutivos sem menstruar. Antes disso, no entanto, passa pela fase do climatério, em que a quantidade, a duração e os intervalos entre os sangramentos fica variável.

Sintomas

Ondas de calor (fogachos), diminuição da lubrificação vaginal, redução do desejo sexual, insônia, irritabilidade, perda de energia e aumento de peso. Problemas de saúde como elevação da taxa de colesterol e osteoporose costumam ocorrer nessa fase.

Idade

Em média, a menopausa se dá em mulheres entre 49 e 52 anos. A idade, no entanto, pode estar associada a fatores genéticos e a questões específicas do organismo de cada mulher. Em cerca de 1% delas, acontece antes dos 40 anos.

Luiz Henrique Gebrim é médico ginecologista e diretor do Hospital Pérola Byington, de São Paulo.
Foto Jupiterunlimited/Other Images
Texto de Adriana Serrano

Tags:

Mais lidas