Lesões no joelho: conheça as principais causas

Lesões no joelho: conheça as principais causas

Foto: Thinkstock/Getty Images

Quem não conhece a história de um atleta que se afastou de seu esporte preferido por ter machucado o joelho? As lesões são comuns em pessoas que praticam exercícios físicos ou que precisam carregar peso. Mas por que estas lesões se tornaram um problema tão comum hoje em dia? O ortopedista e médico do esporte Dr. Alexandre Póvoa Barbosa explica por que é tão importante tomar cuidado antes de iniciar qualquer prática esportiva:

Lesões mais comuns

De acordo com o médico, as lesões mais corriqueiras são as torções e fraturas por estresse: “Trata-se de uma lesão causada por sobrecarga repetitiva no osso, que acaba produzindo uma fratura por fadiga”. Este tipo de lesão já foi exclusiva de atletas, mas está cada vez mais presente na vida de quem pratica esportes com menor frequência. A fratura por estresse ocorre principalmente por conta do impacto repetitivo sofrido durante os exercícios.

Sobrepeso

Quem está acima do peso pode sofrer consequências se não tomar os cuidados adequados antes de começar uma atividade física. “O sobrepeso também pode acarretar em dores fortes no joelho”, aponta o especialista. “O mais indicado é sempre fazer um alongamento antes de começar a prática e contar com a ajuda de um profissional. Não é recomendado fazer exercícios por conta própria, muito menos aumentar a carga sozinho”, complementa. Para quem quer perder peso e tem vontade de ingressar em uma academia, é importante fazer uma avaliação médica e não hesitar em pedir ajuda dos instrutores.

Sem supervisão

O maior problema entre as pessoas que resolvem praticar esportes é não contar com a supervisão adequada. “O primeiro do ranking entre os exercícios que causam lesões é a prática da corrida, que atinge muitos atletas amadores. Também é comum os traumas em academias, pois a prática muitas vezes não é supervisionada”, conta Alexandre.

Tratamento adequado

Quem sente dores e estiver desconfiado de algum tipo de lesão deve procurar um especialista o mais rápido possível. “Em primeiro lugar será feita uma avaliação médica. A partir daí é possível ver qual tipo de tratamento será feito. Normalmente fisioterapia e pequenos tratamentos resolvem o problema”, explica o ortopedista.

 

Consultoria: Alexandre Póvoa Barbosa – Ortopedista e Médico do Esporte. Clínica Orthobone –  www.orthobone.com.br

 

Mais lidas