Lanches da noite

Lanches da noite

Foto: Thinkstock/Getty Images

A ceia ou o lanche noturno é o momento mais complicado do dia, pois o organismo começa a pisar no freio e entrar em repouso, reduzindo assim o trabalho do metabolismo (queima de calorias). Por isso, é muito importante dar atenção especial à alimentação para que sua dieta seja 100% eficaz.

Não fique sem comer!

Antes que você pense em pular essa refeição, saiba que ela pode ajudar (e muito!) a eliminar os quilinhos a mais. Isso porque o lanche da noite consegue controlar as taxas de açúcar no sangue durante o sono, impedindo que você acorde com uma fome exagerada. Outro fator é que a ceia fornece energia na dose certa para seu corpo não acumular gordurinhas, especialmente na região da barriga.

Para que esse momento do dia não atrapalhe seu sono, é essencial que você coma até três horas antes de dormir, para que dê tempo de o organismo fazer digestão. É importante também escolher o alimento certo para compor essa refeição. E a regra é uma só: quanto mais leve, melhor! Por isso, que tal apostar no chá de ervas? Além de ser fácil de fazer, a bebida não soma calorias à sua dieta (desde que consumida sem adoçar) e, ainda, colabora para uma noite de sono bem tranquila. As plantinhas mais indicadas são camomila, erva-doce, capim-santo e folhas de maracujá, pois possuem efeito calmante e são deliciosas. Evite tomar chá de ervas ricas em cafeína como erva-mate, chá verde, vermelho e preto.

Emagreça dormindo

Essa pausa durante a noite é muito importante para manter as funções vitais do corpo em perfeita harmonia, inclusive quando o assunto é perda de peso. Uma boa noite de sono pode fazer maravilhas pelo seu metabolismo e para a sua autoestima. Por exemplo, quando uma pessoa dorme mal ou menos tempo do que o necessário (entre 6 e 8 horas), o organismo fica debilitado, cansado. Consequentemente, há um desequilíbrio no sistema metabólico, o que afeta a queima de calorias, favorecendo, inclusive, o estoque de gorduras.

Para garantir um sono tranquilo, você pode apostar também nos travesseiros aromáticos. Basta combinar as ervas certas e colocar dentro do seu travesseiro para dormir bem e relaxada. As mais recomendadas são: alecrim, alfazema, camomila, cidreira, eucalipto, jasmim, manjericão e guiné.
Consultoria: Alex Botsaris, clínico geral e autor de livros Fórmulas Mágicas e Medicina Complementar (Editora Nova Era); Ângela Cardoso, nutricionista de Bauru (SP); Patrícia Tomita Fan, nutricionista de São Paulo (SP)

 

 

Só dietas especial

 

 

 

Para conferir mais dicas, adquira a revista Só Dietas Especial – já nas bancas!

 

 

 

 

 

Mais lidas