Incêndio dentro de casa

O perigo de incêndio não está apenas nas boates. Dentro de casa, também é bom tomar cuidado. O Papo Feminino conversou o especialista em situações de emergência Jacir Julio Leiser e colheu algumas dicas para evitar um incidente doméstico com fogo. Confira:

– Uma fiação mal instalada pode causar curtos-circuitos. Jacir recomenda que a rede elétrica esteja revisada e, de preferência, organizada por uma caixa de disjuntores. “É melhor evitar o uso de benjamim ou TEE, usando no lugar filtro de linha, principalmente onde existem vários eletrodomésticos juntos, como sala e cozinha”, aconselha.

– Na cozinha, o especialista recomenda fazer a instalação do botijão de gás fora do ambiente, em um local ventilado. Além disso, “substituir a mangueira de plástico por uma de aço e trocar os reguladores na validade” diminuem o risco, segundo o especialista. As cortinas colocadas em cima do fogão também são consideradas alvos fáceis para iniciar um incêndio.

– Hora de passar roupa! O ferro pode ser um inimigo quando é esquecido ligado na tomada. Jair recomenda deixar o objeto desligado quando não estiver em uso e só guardar quando não estiver mais quente.

Quando acender uma vela, é melhor não colocá-la perto de nenhum material inflamável. “Deve-se cuidar onde fixá-las”, orienta o especialista.

Produtos de limpeza com base de álcool, cigarros mal apagados e óleos são grandes disseminadores de chamas. Fique atenta!

 

Saiba como evitar e o que fazer em caso de fogo

Foto: Shutterstock

 

Como reagir?

O importante é manter a calma e pensar antes de agir. Verifique se há mais pessoas na casa e, após encaminhá-las a um local seguro, tome algumas providências sugeridas por Jair:

– Não acenda nenhuma luz e desligue o fornecimento de energia da residência

– Feche o gás e retire o botijão da zona do incêndio

– Abafe o fogo com um cobertor molhado

– Não use água para apagar chamas produzidas por óleos

– Lembre-se de ligar para a emergência

Atenção

O especialista afirma que a maior parte dos incêndios domésticos acontece por distração. “A probabilidade é muito grande quando as pessoas estão muito atarefadas e ansiosas. Isso faz com que elas esqueçam mais facilmente de observar cuidados básicos ao sair de casa”, concluí.

Mais lidas