Hipnose clínica pode ajudar a emagrecer

Hipnose clínica pode ajudar no emagrecimento

Foto: Thinkstock/Getty Images

Dietas, exercícios, medicamentos… Se você já tentou todas essas alternativas e, mesmo assim, não conseguiu emagrecer, talvez encontre a solução para perder aqueles quilinhos na hipnose clínica. Segundo a psicóloga Miriam de Farias, atualmente a obesidade está atrelada a diversos fatores emocionais, como o estresse e a ansiedade, que são contornados com a ajuda técnica. Confira:

Qualidade de vida

Desde 1999, o Conselho Federal de Medicina aprovou a hipnose como prática médica, regulamentando o uso terapêutico da técnica desde que aplicada apenas por médicos, psicólogos, fisioterapeutas ou dentistas. “A hipnose melhora a qualidade de vida dos pacientes, física e psicologicamente. Usamos a hipnose na medicina em queimados, para melhoria do tratamento de reconstituição da pele, em pacientes com câncer para minimizar a dor e os tumores e em procedimentos invasivos”, exemplifica Miriam. “Na odontologia, ela ajuda no controle de salivação, sangramento, anestesia e analgesia. Na fisioterapia, é usada no controle da dor. Na psicologia, atua contra transtornos fóbicos, compulsões, depressões, transtorno do sono, transtornos sexuais e outros”, complementa a especialista.

Além de tudo, emagrece?

Uma das principais causas da obesidade é a compulsão alimentar, que, por sua vez, está diretamente relacionada às condições psicológicas de cada pessoa. Reflita: quantas vezes você descontou na comida uma decepção, um momento de carência ou de tristeza? Isso influencia no sobrepeso e, consequentemente, prejudica a sua saúde. “Com a hipnose, realizam-se induções de visualização do corpo ideal e saudável, trabalha-se a autoestima, a afetividade individual e social. Com isso, o paciente aumenta a percepção corporal e consegue obter o controle da compulsão, lidando bem com a ansiedade e o estresse, grandes vilões do ganho de peso e da dificuldade de perdê-lo”, explica Miriam.

Funciona mesmo?

Segundo a especialista, o resultado desse tratamento é eficaz porque trata as dificuldades de cada um, amenizando a pressão imposta ao paciente que está emocionalmente abalado pela insatisfação com o corpo e com a saúde. “A hipnose torna o processo de emagrecimento mais rápido e busca fazer com que a pessoa alcance a satisfação por meio do autoconhecimento, já que a técnica ajuda na indução de novos pensamentos, estimula a mente e o corpo, e resulta em novos comportamentos, numa mudança de postura em relação ao corpo e aos hábitos antigos”, garante a psicóloga.

Ajude-se sempre

– Como qualquer outro tratamento contra o sobrepeso e a obesidade, a hipnose clínica precisa estar associada a comportamentos favoráveis à manutenção da saúde.
– A técnica deve ser aplicada com o acompanhamento de endocrinologistas ou nutricionistas e aliada a atividades físicas.“O tratamento pode ser eficaz sozinho ou precisar de um auxílio profissional paralelo. Cada organismo funciona de uma maneira e, em cada um, o resultado é diferenciado. É questão de descobrir qual é o seu caso”, finaliza a psicóloga.

 

Consultoria: Miriam Pontes de Farias, psicóloga e conferencista internacional sobre hipnose clínica do Instituto de Psicologia Miriam Farias. Site http://miriamhipnose.com


 

Mulher dia a dia

 

 

Para conferir mais dicas de saúde e beleza, adquira a revista Mulher Dia a Dia – já nas bancas!

 

 

 

 

 

Tags: , ,

Mais lidas