Hidratação para cada cor de cabelo

Seu cabelo está opaco, sem vida, áspero, arrepiado e com pontas quebradiças? Encontre o tratamento adequado para seu tipo de coloração e mantenha os fios saudáveis, bonitos e resistentes!

Castanhos


Lilia Cabral

Foto: Roberto Filho/AgNews

Geralmente, cabelos com essa coloração precisam de um tratamento reparador para melhorar sua estrutura. “Uma hidratação rica em proteínas oferece um excelente resultado”, recomenda Marcos Ferraz, hairstylist do Jacques Janine Klabin, de São Paulo. Essa hidratação pode ser feita semanalmente ou a cada 10 dias. Para diminuir e evitar o ressecamento decorrente desse tipo de pigmentação, é preciso tomar cuidados como o uso de um leave-in ou creme sem enxágue com protetor solar depois da lavagem.
O hairstylist Rodrigo Toledo, do Loox Coiffeur, do Rio de Janeiro, indica um tratamento antioxidante de cor, que deve ser intercalado com cremes ou máscaras com princípios ativos de queratina, aminoácidos, vitaminas e ácidos. “Esses procedimentos são eficazes para hidratar os cabelos castanhos, pois repõem nutrientes, mantendo-os saudáveis e bonitos”, explica.

Claros


Angelica

Foto: Francisco Cepeda/AgNews

Cabelos mais fragilizados e sensíveis: essas são as características dos fios loiros através de química e, por isso, exigem cuidados em dobro. “É necessário o uso de xampu específico para cabelos loiros”, comenta Marcos Ferraz. O profissional também recomenda hidratações com queratina e proteínas em geral, feitas no salão uma vez por semana. Utilizar um produto com fator de proteção solar é essencial para evitar os estragos causados pelo sol. “Para esse tipo de cabelo, o melhor é comprar uma boa máscara de hidratação e fazer um tratamento em casa, como manutenção”, completa Marcos.
Também vale a pena usar produtos reparadores ou com outros agentes específicos para os fios loiros. “Eles devolvem os nutrientes que são retirados do cabelo quando ele é submetido a colorações mais fortes para clareamento, o que requer cuidados extras”, reforça Rodrigo Toledo.

Ruivos


Simone Soares

Foto: Rafael Franca/Divulgação/TV Globo

Os tons avermelhados deixam os cabelos ainda mais sensíveis do que os loiros. Rodrigo afirma que isso acontece porque o pigmento vermelho é muito fraco, e esse tipo de fio tende a desbotar a cor rapidamente. Para que o impacto nos fios seja minimizado, é preciso fazer hidratação com produtos para cabelos coloridos que contenham óleos, queratina, aminoácidos em geral ou colágeno pelo menos uma vez por semana. Os produtos agem preservando o pigmento vermelho da coloração.
“Para evitar ressecamento, invista também em um bom leave-in com protetor solar. Outro cuidado é usar xampus para cabelos tingidos e fazer hidratação caseira”, soluciona Marcos. “O correto é procurar um profissional e pedir que ele indique uma máscara de boa procedência, para que você continue os cuidados em casa quando não puder ir ao salão”, finaliza Marcos Ferraz.

 

Consultoria: Marcos Ferraz, hairstylist do Jacques Janine Klabin, de São Paulo; Rodrigo Toledo, hairstylist do Loox Coiffeur, do Rio de Janeiro

 

200 cortes de cabelos

 

 

Para saber mais sobre cabelos, vá até as bancas e adquira a revista 200 Cortes de Cabelo. São dicas de cortes, hidratação, penteados e muito mais!

 

 

 

 

Mais lidas