Guia de boas maneiras para o Facebook

Guia de boas maneiras para o Facebook

Foto: Thinkstock/Getty Images

O Facebook é uma ótima ferramenta para se comunicar com os amigos, curtir páginas de produtos e marcas, dar boas risadas, saber que tipos de eventos vão acontecer, relembrar o aniversário daquela pessoa especial, entre muitas outras facilidades que nos fazem ficar conectados o tempo todo. No entanto, é preciso saber até que ponto os compartilhamentos ou publicações podem ser bons para a sua imagem. Veja dicas do que evitar nas redes sociais e como usá-las a seu favor:

Compartilhe com moderação

É claro que todo mundo adora compartilhar algo que achou bonito ou engraçado. Porém, sobrecarregar a linha do tempo dos seus amigos pode fazer com que as pessoas cancelem a sua assinatura. Compartilhe só o que você achou realmente interessante: seus colegas vão curtir muito mais o seu perfil.

Facebook não é diário

Tome cuidado para não expor demais sua vida na internet. Compartilhar suas conquistas ou algum fato interessante da sua vida é ótimo, mas usar a rede social para desabafar ou reclamar o tempo todo pode queimar seu filme. Muitas empresas checam os perfis dos funcionários para conferir o que eles estão compartilhando. Fique ligada para não pagar nenhum mico ou revelar o que não deve!

Solicitação de jogos

Muitos jogos do Facebook pedem para você convidar seus amigos a jogarem também. Em excesso, a solicitação de jogos ou aplicativos pode irritar seus colegas e causar inconveniências. Envie somente o necessário para aquelas pessoas que você sabe que também jogam.

Recados indiscretos

Muitas pessoas, ao invés de mandar uma mensagem particular, escrevem no mural dos amigos coisas que não precisavam ser compartilhadas em público. Fique sempre atenta a esses detalhes: você não vai querer que todo mundo fique sabendo de um assunto íntimo, não é verdade? O mesmo vale para os comentários: assim como no mundo real, não fale nada que possa magoar alguém ou ofender o próximo.

Bate-papo na hora certa

Se você enviou um recado para o amigo e ele não respondeu, não insista. A pessoa pode estar com o Facebook aberto, mas não pode conversar no momento. Se ela responder na hora e estiver a fim de papear, ótimo! Porém, é sempre bom entender que mesmo que ela tenha visualizado a mensagem, ela pode querer responder em outro momento.

Use a rede social a seu favor

Quem disse que o Facebook não pode trazer benefícios para a sua vida? Veja algumas dicas para usá-lo a seu favor:

– Crie grupos com as pessoas que você gosta: assim vocês podem trocar links e informações interessantes sem que outras pessoas fiquem sabendo

– Os eventos são muito bons para divulgar trabalhos, festas, comemorações, confraternizações… Facilita a vida e é superfácil de criar!

– Enquetes são legais para descobrir o que seus amigos estão pensando. Para as empresas, é uma ferramenta muito útil para fazer pesquisa de mercado. Fica a dica!

– Curta as páginas que te interessam e que podem contribuir para a sua formação. Já curtiu a página da Malu e da Guia da TV? Você recebe dicas de moda, beleza, saúde, gravidez, filhos, famosos e muito mais!

– O Facebook pode ser útil para divulgar a foto de algum ente desaparecido ou animalzinho que está para adoção. O resultado é instantâneo e pode ter certeza que algumas pessoas vão te ajudar compartilhando a informação.

 

Mais lidas