Guia da atividade física

Guia da atividade física

Foto: Thinkstock/Getty Images

Que tal aproveitar o começo do ano para se esforçar e perder aquelas gordurinhas indesejadas? O horário de verão pode ser um bom aliado: pesquisas apontam que o ideal é se exercitar entre 16h e 19h.  O personal trainer Claudio Hernandes afirma: “A temperatura do corpo e os níveis hormonais atingem o pico na parte da tarde, tornando os músculos mais flexíveis e produzindo a melhor proporção de testosterona (hormônio construtor dos músculos) e cortisol, melhorando o desempenho físico, a resistência, a força, o tempo de reação e a capacidade aeróbica”. Saiba mais quais tipos de exercícios fazem bem à saúde e comece 2012 com o pé direito:

Para todos os gostos

Caminhada: emagrece, dá condicionamento físico, melhora o sistema cardiovascular, fortalece os membros inferiores, e reduz as taxas de colesterol. Palavra do personal trainer: “os riscos de lesões ortopédicas e cardiovasculares são mínimos. Como é uma atividade aeróbica, provoca a oxigenação cerebral e libera endorfinas, que dão sensação de bem-estar”, argumenta Hernandes.

Hidroginástica: melhora a capacidade cardiorrespiratória, a resistência e a força muscular e a flexibilidade, em aulas divertidas, sem forçar as articulações. Palavra do personal trainer: “pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, atletas, gestantes, quem se recupera de lesões ou possui alguma deficiência”.

Aula de dança: ideal para quem não gosta de exercícios, queima calorias e trabalha o corpo como um todo, enquanto diverte. As aulas de dança de salão, que reúnem diversos ritmos, são as mais indicadas. Palavra do personal trainer: “em geral, a aula de dança mexe com a frequência cardíaca, a musculatura e as articulações, podendo ser uma boa aliada para a perda de peso”.

Power Plate®: equipamento que proporciona um treino completo em até 30 minutos, estimula as fibras musculares 60% mais que a musculação normal e aumenta a circulação sanguínea em até 70%. Palavra do personal trainer: “combate a celulite, faz uma drenagem linfática natural, previne a osteoporose, promove o ganho de massa e força muscular e em 12 minutos perde-se até 200 calorias”.

Importante

Antes de qualquer atividade faça de 5 a 10 minutos de alongamento; depois, de 5 a 10 minutos de relaxamento. No mínimo 30 minutos antes dos exercícios, coma carboidratos como pão integral, cereais e frutas; depois, alimentos com baixo teor calórico e proteínas como ovos cozidos e carnes magras.

Consultoria: Claudio Hernandes, personal trainer do Power Center Jardins, de São Paulo. Site: www.powercenterjardins.com

 

 

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