Frutas do mês de outubro

O consumo de frutas é essencial para ter uma vida saudável. O que poucos sabem é que dependendo da época, as frutas possuem mais vitaminas e duram mais tempo sem estragar. Em outubro, várias frutas são benéficas, como explica a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição. Abacaxi, banana nanica, banana prata, jabuticaba, caju, laranja, manga, melancia e melão são indicadas para serem consumidas neste mês. Conheça melhor o poder de cada fruta e porque elas devem ser incluídas na sua alimentação diária:

 

Frutas de outubro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abacaxi: rico em bromelina, ajuda na digestão e no emagrecimento. Contém cobre, que pode acabar com as dores, principalmente de cabeça. Também possui minerais como ferro e manganês, garantindo o desenvolvimento ósseo. Seu alto teor de fibras ajuda na prisão de ventre, e age como laxativo suave e natural. Possui vitaminas A e C, que aumentam a imunidade. A vitamina A combate o colesterol e doenças como derrame. A vitamina C, combate infecções, gengivite, e ajuda na circulação sanguínea. Não pode faltar no cardápio!

 

Frutas de outubro

Banana: é rica em minerais, tem grande quantidade de ferro e combate a anemia. Também é responsável pelo suporte na contração muscular, evita câimbras, fadiga e alteração nos batimentos cardíacos. Dica importante: a banana combate a TPM, pois ela contém vitamina B1 que ajuda a controlar o sistema nervoso.

 

Frutas de outubro

Jabuticaba: Fruta que combate a diarréia e é varredora de radicais livres. Restringe danos causados por infarto e ataque cardíaco. Possui ácido ascórbico que ajuda a combater o câncer.

 

Frutas de outubro

Laranja: Além de eliminar o ácido úrico, aumenta a imunidade, pois é rica em vitamina C. Combate doenças cardíacas, derrames e doenças das artérias.

 

Frutas de outubro

Manga: Suas fibras ajudam a diminuir o colesterol e estabiliza os níveis de açúcar no sangue – excelente para diabéticos. Tem grande importância para movimentos do intestino, evitando a prisão de ventre.

 

Frutas de outubro

Melancia e Melão: matam a sede e agem como diurético. Ricos em fibras que ajudam no esvaziamento do intestino e na eliminação de toxinas, combatendo a prisão de ventre.

 

Consultoria: Paula Fernandes Castilho –  Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP Capacitada em Fitoterapia em Nutricosméticos. Diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição.

Fotos: Thinkstock/Getty Images

 

Tags:

Mais lidas