O que fazer com as crianças nas férias escolares

Durante o ano letivo, o período de aula das crianças é uma mão na roda. Além de ajudar os pais a cuidarem da rotina de tarefas, as crianças passam horas ocupadas na escola, estudando e fazendo atividades físicas.

Mas quando chegam as férias, é hora de os pais terem desenvoltura para manter as crianças entretidas. Ficar muito tempo em casa pode ser problema! Enquanto os pais passam o dia trabalhando, os filhos ficam sozinhos em casa, dando espaço para o tédio e para as famosas “artes”.

Como é praticamente impossível viajar durante todo o mês de férias escolares, preparamos algumas sugestões de atividades que ajudam a manter as crianças ativas e facilitam o dia a dia dos pais. Confira:

Foto: Shutterstock Images

Filmes infantis: nesta época do ano, os cinemas costumam lançar programações especiais para a criançada. Observe os próximos lançamentos: pelo menos um poderá ser adequado para o seu filho. Se não surgir nenhuma opção, alugue filmes de animação e faça uma sessão de cinema em casa mesmo. 

Foto: Thinkstock/GettyImages

Cursos e aulas: seu filho quer experimentar um esporte novo? Aproveite esta época do ano! Matricule-o em atividades e cursos diferentes, voltados para o período de férias. Pode ser que ele descubra um novo prazer e leve adiante no ano que vem. 

Foto: Shutterstock Images

Livros e gibis: leve seu filho a uma livraria e permita que ele escolha alguns livros. Dependendo da história, ele pode passar horas entretido em casa mesmo. Gibis também são opções agradáveis de literatura, que costumam divertir as crianças. 

Foto: Thinkstock/GettyImages

Colegas de classe: perder o contato com os colegas de classe nessa época do ano deixa a criança ainda mais ansiosa. Converse com os pais dos amigos de seu filho, troquem telefones e combinem tardes para que todos se reúnam, intercalando as casas.

Foto: Thinkstock/GettyImages

Explore a cidade: no horário de verão, é possível passear mesmo no fim do dia, quando ainda há sol. Aproveite para explorar a cidade e leve seu filho a parques, zoológicos e até praças. Só por estar saindo de casa, a criança já extravasa!

Foto: Thinkstock/GettyImages

Ajuda na cozinha: quando for fazer o almoço ou a janta, chame seu filho para ajudar. Você pode aproveitar o momento para reforçar os cuidados que ele precisa ter na cozinha, e até ganhar uma mãozinha na arrumação. 

Foto: Shutterstock Images

Decoração de Natal: muitas cidades se enfeitam para esta época do ano. Ao chegar em casa do trabalho, faça um passeio com seu filho para conhecer os enfeites da sua cidade. Nesta época do ano, o comércio fica aberto por mais tempo, então é possível adaptar um horário. Peça a ajuda dele também para decorar a sua casa.

Foto: Thinkstock/GettyImages

Viagens próximas: aos finais de semana, fazer viagens curtas a cidades vizinhas é uma oportunidade de aproximar a família e entreter a todos. Além do prazer da viagem, seu filho pode entrar em contato com a história do lugar e explorar todo o ambiente. Ao invés de levar o carro ao lava-jato, convide-o para ajudar a deixar o carro em ordem. 

Foto: Shutterstock Images

Faxinão: proponha a seu filho uma faxina no quarto dele, descartando tudo o que não vai mais ser usado no ano que vem. Para estimulá-lo, ofereça uma recompensa, como um brinquedo novo. 

Foto: Thinkstock/GettyImages

Clube de férias: Fique atenta à programação dos clubes da sua cidade. A maioria oferece colônias de férias ou uma série de atividades diferenciadas nesse período, como oficinas e esportes. Além de gastar energia, seu filho vai aprender coisas novas. 

 

Tags: , ,

Mais lidas