Exercícios rápidos contra sonolência

Exercícios rápidos contra sonolênciaQuem nunca sentiu aquela preguiça após o almoço ou, mesmo ao longo do dia, ter picos de sonolência e falta de concentração? Para combater essas sensações e manter o pique nas tarefas, o gerente-técnico da Monday Academia, Márcio Scomparin, dá dicas de exercícios rápidos que ajudam a despertar o organismo. “Sua eficácia baseia-se na aceleração da circulação sanguínea, elevação da frequência cardíaca e maior atividade do sistema nervoso central”, explica Márcio.

Também conhecidas por melhorar a qualidade do sono, as atividades físicas podem auxiliar no efeito contrário quando bem empregadas. “Não se trata de promover a privação de sono, mas aprender a utilizar pequenos e rápidos exercícios para aumentar a atenção e concentração, sobretudo naqueles momentos em que a sonolência costuma atacar durante o dia”, aponta o gerente-técnico da Monday Academia.

Cansaço físico, ambiente muito quente ou muito frio, ficar muito tempo na frente do computador e realizar atividades repetitivas durante o dia também são fatores que causam picos de sono. Atividades aeróbicas simples e alongamentos possuem resultados imediatos e ajudam a manter a mente mais alerta. Confira:

Exercícios de alongamento

São muito eficazes para manter os olhos abertos, pois estimulam a musculatura e a circulação.

– Em pé, estenda os braços na direção do teto e mantenha-os erguidos por 15 segundos.
– Posicione a mão direita na nuca. Puxe o cotovelo dobrado por trás da cabeça. Faça o mesmo com o braço esquerdo.
– Entrelace os dedos das mãos nas costas, com as palmas viradas para baixo. Estenda os braços, de modo a baixar o tronco. Mantenha o olhar para frente.

Exercícios aeróbicos leves

Aumentam a freqüência cardíaca e a temperatura corporal, contribuindo para um corpo mais desperto.

– Suba e desça um lance de escada.
– Faça uma caminhada rápida pelo ambiente a fim de esticar as pernas. Vá beber água na cozinha ou ao banheiro a pretexto de dar uma olhada no cabelo.

Texto: Larissa Faria
Consultoria: Márcio Scomparin, gerente-técnico da Monday Academia. Site:
www.mondayacademia.com.br e www.mondayacademia.wordpress.com
Foto: Shutterstock Images

Mais lidas