Exercícios para fugir da academia

Exercícios para fugir da academia

Foto: Thinkstock/Getty Images

Para ter o corpo perfeito, é preciso ter disciplina e vontade de se exercitar. Mesmo que você não goste de malhar, existem outros tipos de exercícios que podem ser muito benéficos para a saúde do corpo e da mente. Que tal praticar exercícios longe da academia e dar adeus ao sedentarismo? Veja algumas opções interessantes para manter a forma:

Caminhada – 3,5 kcal por minuto

Caminhadas diárias são uma ótima opção para quem anda sedentário. Para garantir uma boa perda de peso sem agredir a saúde, mantenha a postura reta e a cabeça levemente inclinada para cima. Lembre-se também de manter as passadas num ritmo intenso e os ombros relaxados. Para deixar o exercício mais divertido, procure realizá-lo em lugares com paisagens atraentes, como parques, praças e trilhas. Outra forma de deixar a atividade física leve e bastante prazerosa é convidar alguém querido como companhia.

Corrida – 12 kcal por minuto

Além de ser uma atividade física que requer pouco gasto, correr por uma hora é capaz de exterminar de 500 a 900 calorias. A prática ainda define pernas, panturrilha e deixa o bumbum mais durinho. “É importante não treinar de estômago vazio. Para ganhar energia, faça uma refeição 2 horas antes da corrida, com predominância de carboidratos e menor quantidade de proteínas e gorduras”, explica Marcelo Caetano, professor da academia Aquasport. Para evitar lesões no corpo, procure não forçar seus limites. Inicie o treinamento com caminhadas e aperte os passos gradativamente. Dica: se optar por correr todos os dias é interessante trocar os pares de tênis, pois os amortecedores demoram até 48 horas para voltar ao lugar. Dessa forma, seus tênis duram mais e você não sofre com o impacto da corrida.

Dança de salão – 3,5 kcal por minuto

Quer fazer amigos e ainda perder peso? Então, matricule-se num curso de dança de salão. “Dançar é uma boa forma de cuidar da saúde”, garante o professor Marcelo Caetano. Nas aulas, o professor ensina os passos para os alunos que, depois de treinados, dividem-se em pares. O resultado final é 3,5 calorias perdidas a cada minuto. E se você acredita não levar jeito para a coisa, inspire-se no exemplo do ator Rodrigo Hilbert, ganhador da terceira edição da Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão. Antes das aulas do programa, o bonitão havia declarado que era um péssimo dançarino.

Pular corda – 300 cal por minuto

Esse exercício pode ser uma ótima opção para quem não quer sair de casa. É só comprar uma corda que seja adequada a sua altura e um tênis com amortecedor. Pular só 15 minutinhos já melhora o condicionamento físico e fortalece a musculatura dos braços e pernas. Que tal experimentar?

 

Consultoria: Marcelo Caetano (professor de dança de salão) da academia Aquasport 

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