Entrevista: Totia Meirelles vive sua primeira vilã na novela Salve Jorge

Totia Meirelles em coletiva de Salve Jorge

Foto: João Miguel Júnior / Rede Globo

 

Totia Meirelles já está se preparando para ser odiada pelo público. É que a atriz vai dar vida uma vilã pela primeira vez. E a personagem Wanda promete dar o que falar! Ela será uma das chefes do tráfico de mulheres em Salve Jorge, nova novela de Glória Perez e que vai enganar muita gente por aí. “O outro para ela não importa. Ela não quer saber se o outro vai sofrer ou não. Se a traficada está dando dinheiro, ok. É isso que importa”, afirma Totia. Para a atriz, a novela irá ajudar muitas mulheres que estão iludidas e podem cair em uma armadilha. “Isso existe muito hoje em dia. As pessoas ficam amigas das famílias, se envolvem, ajudam… Gente que está desempregada, com filha, desamor, que não pensa muito. É uma ilusão”, comentou. Neste bate-papo, Totia revela outros detalhes da trama e ainda fala como se preparou para este novo trabalho. Confira o bate-papo:

 

Guia da TV: Você fez workshop sobre o tráfico de pessoas. Como são os homens que frequentam as boates de pessoas traficadas?
Totia: “São pessoas de todos os tipos. E tem boates separadas de acordo com o tipo físico. Então, tem algumas que são um lixo, outras são mais organizadas. Também tem serviço delivery, que as meninas são levadas para transar com os homens em algum hotel. Os traficantes atacam em todos as partes.”

Guia da TV: A novela já conseguiu ajudar alguém?
Totia: “A Glória já ajudou uma pessoa a não ir. Essa pessoa ia viajar como bailarina para dançar no exterior e nunca tinha feito teste de dança. Ela estava ferrada aqui, não estava trabalhando e,  pela Internet, ela conseguiu e passou no teste só com fotos. Aí a Glória começou a investigar e descobriu que era uma aliciadora. Isso foi agora, há dois meses. A gente estava no início do workshop. Isso existe muito hoje em dia. As pessoas ficam amiga, das famílias, se envolvem, ajudam… Gente que está desempregada, com filha, desamor, que não pensa muito. É uma ilusão. ”

Guia da TV: A aliciadora foi presa?
Totia: “Não. Eles somem, desaparecem, é muito difícil pegar.”

Guia da TV: Você acha que após ir ao ar, a novela irá ajudar mais pessoas?
Totia: “Com certeza! Pelo menos, as pessoas vão olhar diferente.”

Guia da TV: Como será as seleções para escolher as traficadas em Salve Jorge?
Totia: “Eu e a a personagem da Claudia Raia fazemos seleções para modelo e para formar um grupo de dança. Umas vão ser modelos, sim. Outras serão traficadas porque têm o biotipo da traficada. Tem uma cena que a gente fala, por exemplo, que a gente precisa de uma coisa bem brasileira. A personagem da Letícia Spiller também foi uma modelo da personagem da Claudia. Então, a carreira existe. Porém, existem todo um segundo plano, que é onde dá grana.”

Guia da TV: Você está preparada para ser odiada pelo público?
Totia: “Eu não sei se serei odiada. Espero que sim! É isso que a gente tenta. Mas eu já fiz tanto personagem bom que estou com crédito na praça. É minha primeira vilã.”

Totia Meirelles em coletiva de Salve Jorge

Foto: Alex Palarea e Roberto Filho / AgNews

Guia da TV: Você se inspirou em alguém para compor a personagem?
Totia: “Não, porque a gente não tem referência nenhuma dessas pessoas. Essas pessoas se escondem, não dá para ter a menor referência delas. Você nunca viu uma traficante.”

Guia da TV: Sua vilã vai se importar com as traficadas?
Totia: “Não, ela nem pensa. O outro para ela não importa. Ela não quer saber se o outro vai sofrer ou não. Se a traficada está dando dinheiro, ok. É isso que importa.”

Guia da TV: E a Wanda, sua personagem, pode ter algum traço cômico?
Totia: “Não. Cômico, não. Pode ser algumas coisas mais suaves. Irônica, por exemplo. Ela é muito irônica.”

Guia da TV: Depois de traficada, a personagem da Paloma Bernardi irá passar para o outro lado. Como vai ser sua relação com ela?
Totia: “Ela vai querer tomar o meu lugar no tráfico. Vai pensar: ‘já que estou aqui, então, vou jogar a favor’.”

Guia da TV: Ela vai se envolver com algum homem na novela?
Totia: “Eu não sei, acho que não. É porque elas não confiam em ninguém. Por exemplo, a Claudia Raia logo no início se envolve com o Otaviano Costa, mas é por interesse, porque ele é advogado. Até que ela se apaixona e se ferra. É por isso que a gente não procura isso. Nossas personagens são pessoas que não se apaixonam, elas não podem confiar a vida delas a alguém. Se elas tiverem um relacionamento profundo, elas ficam muito vulneráveis. Até se for alguém dentro do esquema dela, não pode confiar totalmente. São pessoas totalmente solitárias.”

Guia da TV: Mesmo sendo uma vilã, sua personagem tem um traço mais humano?
Totia: “Ela tem um lado muito amigo, confiável, já que precisa fazer as pessoas acreditarem nela. É isso que a Glória pediu: ‘Totia, quero usar seu lado bom, bacana, quero aproveitar isso quando você estiver aliciando as meninas’.”

Guia da TV: Você fez alguma mudança de visual para parecer mais vilã?
Totia: “Não. Só coloquei unhas postiças, que é um inferno (risos)! Não consigo mais nem abotoar um botão de camisa, colocar brinco, então, nem pensar! Tudo é difícil. Às vezes, peço para minha empregada abotoar o vestido para mim (risos)”.

Veja também:
Elenco se reúne em festa de lançamento da nova novela
Entrevista com Vera Fischer
Bate-papo com Stênio Garcia
Bruna Marquezine fala sobre personagem em Salve Jorge

Mais lidas