Entrevista: Tiago Abravanel fala sobre Silvio Santos e a novela Salve Jorge

Tiago Abravanel de óculos

Foto: Raphael Dias / Rede Globo

 

Ele é neto de Silvio Santos, um dos maiores apresentadores da tevê e  fundador do SBT, mas foi trabalhar em um novela da Rede Globo. A convite da autora Glória Perez, Tiago Abravanel faz sua estreia para o grande público em seu primeiro papel de destaque nas novelas como o Demir de Salve Jorge. Apesar de estar na “concorrência”, o ator, que ficou conhecido com o musical Tim, garante que sempre recebeu o apoio do avô para encarar este novo desafio. “Meu avô está feliz e orgulhoso. Para ele, é motivo de orgulho saber que eu estou construindo meu futuro, minha carreira”, afirma. Confira o bate-papo:

Guia da TV: Como foi o convite para participar de Salve Jorge?
Tiago: “Nossa, quase morri! Eu estava de cueca, acordei e falei ‘alô’. ‘Oi Tiago, aqui quem está falando é a Glória Perez’. ‘Quem?’ ‘A Glória Perez, eu fui assistir sua estreia e fiquei impressionada com o seu trabalho. Escrevi um personagem pensando em você e quero saber se aceita fazer minha novela’. ‘Como assim, tá maluca? É óbvio que sim’.  Foi uma emoção. Liguei para a minha mãe chorando. Eram umas 10 da manhã. Estou aprendendo muito com esses feras que trabalham comigo. Tenho a impressão que trabalho há uns 15 anos na Globo.”

Guia da TV: Você teme críticas por ser neto do Silvio Santos?
Tiago: “Acho que a crítica, quando é construtiva, fortalece. Então, mesmo que for uma crítica ruim, se ela for construtiva, o ideal é a gente utilizar isso para aprender. Apesar de já ter quase 10 anos de trabalho com interpretação, fazer televisão é muito diferente do teatro. Essa diferença eu vou aprendendo aos poucos. A gente tem que aprender a lidar com isso sem se perder, deixando o pé no chão e sabendo quem você é. É isso que eu busco na minha vida.”

Guia da TV: E como foi sua impressão a respeito da cultura turca?
Tiago: “Quando a gente chegou na Turquia, a gente passou por Istambul, porque era a conexão, mas a gente já entrou em outro avião e foi pra Capadócia. E a Capadócia parece um cenário mesmo, é impressionante. Você olha as imagens, fica maravilhado. Mas estar naquele lugar ao vivo é inacreditável. A impressão que eu tinha era que eu não sabia em que época eu estava vivendo naquele universo, foi engraçado porque a gente chegou de noite e via um pouco das formações por causa das luzes de hotéis. E parecia que a gente estava no Star Wars,  no meio de Guerra das Estrelas! O universo à noite é bem interessante também, muito mágico.”

Guia da TV: Tem alguma história engraçada de gravações?
Tiago: “Uma das histórias mais engraçadas que aconteceu foi um dia em que fui passear de quadriciclo com o Rodrigo Lombardi, eu num quadriciclo e ele em outro. Eu já sabia dos caminhos e fui levá-lo. E aí teve um momento que eu falei para tomar cuidado que ali era meio perigoso. De repente, quando fui olhar, ele tinha caído! Um perigo! Ele podia ter morrido mesmo! Graças a Deus ele estava todo cheio de lama só, mas eu fiquei desesperado. Imagina se acham que fui eu quem jogou o Rodrigo lá embaixo? E a gente riu da situação. Quando a gente foi devolver o quadriciclo, estava todo cheio de barro e o Rodrigo também. Aí o cara que alugava perguntou se tivemos algum acidente. Rodrigo disse ‘não, está tudo certo, obrigado’ e saiu. A gente riu muito disso.”

Guia da TV: E seu avô? O que pensa sobre a novela?
Tiago: “Meu avô está feliz e orgulhoso. Para ele, é motivo de orgulho saber que eu estou construindo meu futuro, minha carreira, sem precisar falar: ‘vô, me coloca ali’. Ele viu tudo que eu fiz até hoje. Passei por testes.”

Guia da TV: Mas ele fez piada com o seu salário…
Tiago: “Isso foi um confusão, porque meu avô achava que eu ganhava isso no teatro. E aí, quando ele foi falar do meu salário no teatro, estavam falando sobre a novela e entenderam que eu estava ganhando isso aqui. Até eu explicar pra todo mundo essa história… E meu avô é do jeito que ele é, gosta de se aproveitar das situações de uma maneira divertida. Então, eu joguei a pergunta pra ele. Pergunta quanto é que ele me pagava no SBT!”

Guia da TV: Como funciona hoje essa relação entre teatro e tevê na sua vida?
Tiago: “A minha maior felicidade é saber que fui reconhecido por um trabalho no teatro, que é tão difícil no Brasil, e fui muito respeitado. Cheguei na Globo de uma maneira muito bacana. As pessoas respeitam os atores de teatro aqui assim como os de televisão. Até agora, o Tim é o papel mais importante da minha vida. Espero que Demir seja um dos mais importantes no futuro também.”

Guia da TV: Como foi a sua preparação para o personagem?
Tiago: “Tive aulas de prosódia, dança, cultura, mas a minha maior preparação foi estar na Turquia, que foi incrível. Não foi cansativo, mas foi exaustivo. A gente gravou muito. Foram 40 dias lá.”

Guia da TV: Como tem sido trabalhar com o texto da Glória Perez?
Tiago: “Um prazer gigante. Não só porque eu já admirava ela antes, assistindo às novelas dela, mas pela genialidade que ela tem. É uma das autoras mais queridas do público do Brasil e do mundo, então só tenho a agradecer ainda mais por ela ter me convidado.

Mais lidas