Entrevista Stênio Garcia, o Arturo da novela Salve Jorge

Stênio Garcia em coletiva de imprensa de Salve Jorge

Foto: Alex Palarea e Roberto Filho / AgNews

 

Ele está de volta! Depois de do sucesso de Laudelino, seu personagem na novela A Vida da Gente, Stênio Garcia se prepara para arrasar mais uma vez. Em Salve Jorge, o ator dará vida ao Arturo, um homem muito rico que perde todo o seu dinheiro no jogo. Para este novo papel, o ator frequentou casas de jogos e ainda revelou ter feito cirurgia plástica. “Meu personagem é um rico falido, que eu gosto muito, que já me abrigou a uma série de coisa, a mexer, inclusive, na minha estrutura física. Eu fiz uma série de cirurgias. Eu digo que foi para o personagem porque é uma coisa de vaidade”, afirmou. Nesta entrevista, Stênio ainda fala sobre a devoção em São Jorge e fala com carinho da autora e amiga Glória Perez. Confira:

 

Guia da TV: Como é seu personagem Arturo?
Stênio: “O Arturo é um personagem novo para mim. Acredito que é um novo presente da Glória Perez, porque ela sempre me dá presentes na dramaturgia, personagens como o Tio Ali, por exemplo. E é uma história que é muito séria em termos de aprofundamento, de denúncia, como o tráfico humano, tráfico de órgãos. Eu espero participar também dessa denúncia. Meu personagem é um rico falido, que eu gosto muito, que já me abrigou a uma série de coisa, a mexer, inclusive, na minha estrutura física. Eu fiz uma série de cirurgias. Eu digo que foi para o personagem porque é uma coisa de vaidade.”

Guia da TV: Você está se sentindo melhor depois das cirurgias?
Stênio: “Muito melhor. Estou mais novo, é claro. Mas o propósito foi para o personagem. Uma coisa que eu quis mostrar, que é o personagem vaidoso. É um rico falido que não aceita sua condição de pobre atualmente e joga muito para pode enriquecer facilmente de novo. E isso dá grandes possibilidades porque é uma coisa imprevisível.”

Guia da TV: Você fez laboratórios em casa de jogos?
Stênio: “Muitos. Eu fui conhecer o Jockey Clube, a bolsa de valores, que são os jogos dele. Eu tive a possibilidade de frequentar dois cassinos em Punta Del Leste, no Chile. Eu fui justamente para ver esses aspectos da ansiedade que são criados através da expectativa do jogo. E isso eu quero colocar no personagem e espero que dê resultado.”

Guia da TV: E você gosta de jogar?
Stênio: “Eu não desgosto de jogar, não. Mas eu afirmei isso por causa do personagem. Essa ansiedade do jogo eu não tenho. É uma coisa absolutamente controlável, mas o Arturo não controla. Ele é compulsivo,  joga muito e já perdeu toda a fortuna da família por causa disso. Mas ele vai continuar jogando porque  acha que só através do jogo que ele vai reconquistar a posição de rico, que é sonho dele.”

Guia da TV: A novela irá abordar a fé em São Jorge. Você é devoto?
Stênio: “Eu ganhei uma quadro lindo de São Jorge de um pintor. E é um São Jorge lindo, que vai ficar exposto da minha sala de estudo para me dar sorte. Minha família é católica e eu sempre frequentei a igreja católica. Mas meu contato com São Jorge foi quando eu trabalhei ali no Saara, na Praça da República. Quando eu podia, eu dava minhas chegadinhas lá e fazia um pedido para o guerreiro. ”

Guia da TV: Você tem algum ritual antes de entrar em cena?
Stênio: “Todos nós temos, né? (risos) E faço yoga normalmente, que é uma coisa que me dá o controle através da respiração. Isso geralmente me concentra, porque eu busco um recanto mais isolado, procuro meditar um pouco e chamar toda a energia para o personagem.”

Guia da TV: Carga Pesada está sendo reprisada no canal Viva. Você recebeu algum comentário de pessoas de outras gerações, que te deixou surpreso?
Stênio: “É comum. Principalmente quando cria a comparação de um personagem para o outro. Isso é muito carinhoso. Geralmente, um ator mais novo me procura como referência.”

Guia da TV: Os atores mais novos já te pediram dicas?
Stênio: “Isso eu faço muito. A própria Globo sabe que eu gosto de participar de grupos mais jovens, então, eles sempre me colocam em núcleos que eu possa falar do processo do trabalho.”

Guia da TV: Qual ator dessa nova geração você pode destacar?
Stênio: “O Murilo Rosa, por exemplo. Ele me adora, me vê como um paizão, porque eu também fiz pai dele em algumas novelas. E eu sempre divulguei para ele meu processo de trabalho, então ele fica feliz com isso.”

 

Mais lidas