Entrevista: Nanda Costa fala sobre a protagonista de Salve Jorge

Nanda Costa na festa de lançamento de Salve Jorge

Foto: Raphael Dias / Rede Globo

 

Ela tem 26 anos e vai ser a protagonista da próxima novela das nove da Rede Globo! Apesar da responsabilidade, Nanda Costa revela que não tem medo do desafio e nem da exposição. “Acho que medo existe, mas como diria Clarice Lispector, ‘depois do medo, vem o mundo’. Tem um mundo ali na frente e eu vou me jogar nele”, afirma. Apesar da pouca experiência na tevê, Nanda é uma estrela dos cinemas e já conquistou quatro prêmios de melhor atriz por seus trabalhos nas telonas. E foi a partir destes filmes que Glória Perez se encantou pela moça e a escolheu para dar vida a Morena, estrela de Salve Jorge. Confira um pouco mais de Nanda Costa:

Guia da TV: Como é ter a responsabilidade de fazer a protagonista na novela das nove?
Nanda: “Uma delícia! Estou muito feliz e emocionada! Você vê um sonho, seu trabalho se concretizando ali na tela. Meu comprometimento com meus personagens é sempre igual, procuro sempre estar inteira. O que mudou agora é o volume de trabalho, que é bem maior, tenho gravado bem mais. Para me preparar para Morena eu frequentei o Complexo do Alemão, conheci algumas meninas de lá, passei uma tarde com a Andrea Biju, que tem uma barraquinha na subida do morro e ela me apresentou algumas amigas dela. Também fiz aula de dança, samba, funk e vi bastante coisa sobre o tráfico de mulheres, assisti vários filmes.”

Guia da TV: Como foi conhecer a Turquia? O que você mais gostou de lá?
Nanda: “Gostei mais da Capadócia. É linda, adorei o passeio de balão na cidade inteira e o passeio de quadriciclo. Fiquei lá 45 dias, bastante tempo. Deu pra dar saudade!”

Guia da TV: Você pode falar mais sobre a sua personagem Morena?
Nanda: “A Morena é uma menina do Complexo do Alemão, nascida e criada lá. Ela é filha da Lucimar, que é a personagem da Dira Paes, uma mãe superjovem, o que a Morena repete. Ela tem um filho de cinco ou seis anos mais ou menos, o que é uma delícia. O elenco quando está contracenando é muito legal,   a generosidade com a Dira, com o Luis Felipe, que é meu filho na trama, que vem e me abraça no meio das cenas. Às vezes, ele até improvisa, sabe? Eu estava numa cena com a Dira e ele falou: ‘mãe, abre a boca’, com o biscoitinho na mão, e aí eu dei uma mordida e continuei a cena. Isso vai dando uma vida, sabe, uma alegria, você vê que está vivo, que não é só um textinho marcado, decorado.”

Guia da TV: Vindo do cinema, o que você acha desse primeiro trabalho como protagonista na tevê?
Nanda: “O meu comprometimento é sempre o mesmo, sempre busco estar inteira, entregue. Para mim, não tem essa se a personagem é pequena ou grande. O volume de trabalho é maior, a exposição também, mas a minha entrega é a mesma e só mudou o veículo.”

Guia da TV: A Glória Perez quis você depois de ver seus papéis no cinema. O que você acha disso?
Nanda: “Eu fico muito feliz, muito honrada! Adoro o trabalho dela, é um desafio muito legal fazer tevê também. Adoro desafios! Quanto mais difícil for, mais legal fica!”

Guia da TV: Você se sente preparada para a exposição?
Nanda: “Acho que dar conta é um trabalho diário, não sei se vou dar conta lá na frente, mas eu venho dando conta. Eu tento não me preocupar com isso e me ocupar com o que deve ser feito, porque é bastante trabalho. Acordo cedo, tenho que dormir bem para estar disposta. Mas acho que está tudo bem. Não estou com medo da exposição.  Acho que medo existe, mas como diria Clarice Lispector, ‘depois do medo, vem o mundo’. Tem um mundo ali na frente e eu vou me jogar nele.”

Nanda Costa na festa de lançamento de Salve Jorge

Foto: Raphael Dias / Rede Globo

Guia da TV: Você falou que aprendeu a dançar funk e samba. Você não sabia antes?
Nanda: “Eu sabia um pouquinho, mas na preparação, a coreógrafa, que é a Sandra Regina, perguntou: ‘você sabe sambar?’ e eu falei que sim, daí ela falou: ‘samba aí’. Eu comecei a sambar e ela falou: ‘esquece, não é nada disso, vamos aprender de novo! E aí ela começou a desenvolver uma nova dança para mim.”

Guia da TV: O que você mais gosta na Morena? Qual é a principal característica dela?
Nanda: “Eu gosto da integridade, da sinceridade, da força e da garra que ela tem. Eu estou apaixonada! Para mim, ela tem mil qualidades!

Guia da TV: O que você sabia sobre o tráfico de pessoas antes de ser escalada para a novela?
Nanda: “Eu sabia muito pouco. E até tinham comentado comigo sobre isso, pedindo ajuda, se eu sabia de alguém na parte jornalística da Globo que poderia ajudar. E de repente a Gloria fez o convite! Quando ela fez o convite, eu nem sabia como era a Morena e nem que a novela ia abordar o tráfico.”

Guia da TV: Vocês são muito diferentes?
Nanda: “Eu acho que na história da vida sim. É bem distante, não sei o que é ter um filho adolescente, ter que cuidar. A Morena acaba indo para a Turquia atrás de uma vida melhor e para dar uma vida melhor para o filho. Ela vai e sabe que vai voltar, vai ficar seis meses fora, acho que ela jamais deixaria o filho sozinho. Ela quer ganhar um dinheiro, voltar e dar uma vida mais digna para a mãe e para o filho.”

Guia da TV: Como é o figurino dela?
Nanda: “Ela tem vários figurinos. Tem o figurino que ela vai para o baile, que é mais shortinho e roupa decotada. Ela usa vestido também, curtinho e justinho. E também calça jeans e camisa normal para trabalhar, assim como pulseiras e brincos.”

Guia da TV: Você tem uma preocupação maior em fazer mais exercícios físicos?
Nanda: “Com certeza!  Eu gosto de ter o corpo que a personagem pede. Não tenho muito essa vaidade, de estar sempre bonita. Eu tenho vaidade de estar com o corpo que a personagem precisa. Eu fiz Febre do Rato e eu nem estava com o corpo trabalhado, mas isso nem me incomoda no vídeo. O próprio Cláudio falou: ‘você quer que a gente coloque um Photoshop?’ e eu falei: ‘não, eu quero que apareça o corpo que eu tenho’, porque depois vão tirar uma foto minha de biquíni na praia e as pessoas vão falar: ‘ah, enganou a gente!’. Eu prefiro ser o que sou!  Se for para ter um corpo bonito, eu vou trabalhar. Eu tive um tempo pra me preparar antes, ainda estou mudando meu corpo para a Morena.”

Mais lidas