Entrevista com Vanessa Giácomo, atriz de "Gabriela"

Entrevista com Vanessa Giacomo

Foto: Francisco Cepeda / AgNews

 

Se a vida pessoal de Vanessa Giácomo está um pouco conturbada, a atriz não tem o que reclamar da boa fase profissional. Depois de um curto período de férias após o final das gravações de Morde & Assopra, Vanessa está de volta em outro trabalho. A atriz dá vida a Malvina, personagem que Elizabeth Savalla interpretou na primeira versão de Gabriela, nova novela da Rede Globo. Para se preparar para esta nova personagem, Vanessa mudou completamente o visual e ainda estudou o estilo das mulheres dos anos 20. Além de falar sobre o novo trabalho na tevê, Vanessa ainda comenta que não se acha uma mulher sensual e revela  o que tem em comum com a sua personagem. Confira o bate-papo com a atriz:

 

Guia da TV: Como você utiliza da sensualidade para fazer esse papel?
Vanessa: “Na verdade, eu não sabia que era sensual (risos)! A Malvina tem um ar de muita pureza e descoberta. Ela é muito mais jovem do que eu sou. Então, acho que tem esse frescor, de descobrir tudo. A sensualidade de uma mulher vem da naturalidade. Forçada nunca é bom, vira vulgar. Vem de dentro. Você tem que ser sensual naturalmente.”

Guia da TV: Quem para você é uma mulher sensual?
Vanessa: “A Juliana Paes! Ela é muito bonita, muito sensual. Ela é naturalmente sensual. A Alessandra Negrini também. A própria Sonia Braga sempre foi muito sensual. Não acho que eu não seja sensual, tenho minha sensualidade, toda mulher tem, mas eu não gosto de ter que ficar sublinhando isso o tempo todo. Não gosto, por exemplo, de ficar posando de biquíni. Não é o meu estilo.”

Guia da TV: Então você não posaria nua?
Vanessa: “Não. Para a arte, eu não tenho menor problema com isso.  Quando você acredita no personagem, é diferente.”

Guia da TV:O que você está achando do novo corte de cabelo?
Vanessa: “Eu já usei muito cabelo curto. Com 13 anos, todo mundo tinha cabelão e eu cortava chanel. Quando entrei na tevê , fiquei muitos anos com o cabelo comprido. Você acaba tendo que ficar com o cabelo comprido porque um trabalho chama o outro e eles pedem para cortar só um pouco. Então, quando você tem a oportunidade de cortar por causa de um personagem é bom. É a chance de mudar o visual.”

Guia da TV:Você fez algum workshop para compor a personagem?
Vanessa: “Workshop não. Fiz um trabalho  com o livro, uma preparação corporal para entender um pouco da época, leituras com o diretor. Mas não vi a outra versão por que isso influencia muito. Eu admiro muito a Elizabeth Savalla, ela é minha amiga, é muito querida.  Ela me deu muita força! Quando você vê uma grande atriz atuando você sempre fica com a imagem dela e você acaba não dando tudo de si  para o personagem. A espontaneidade é muito melhor.”

Guia da TV:O que você tem em comum com essa personagem?
Vanessa: “Nós duas temos a personalidade forte. Apesar de ser muito calma e muito paciente, quando eu estouro, as pessoas não entendem!”

Guia da TV: A Malvina é meio rebelde. Você já teve uma fase assim?
Vanessa: “Ah, sim! Tive várias fases rebeldes. Acho que sou rebelde até hoje! No sentido de falar o que eu penso, de ter que fazer as coisas que eu quero. Eu era uma adolescente assim. Eu sempre questiono. Se a pessoa me manda fazer algo, eu pergunto por quê. Tem que ter coerência no que está falando. Simplesmente falar porque eu tenho que fazer não dá. Eu sempre fui de questionar. E eu acho que isso é uma personalidade.”

Guia da TV: Seus filhos são assim também?
Vanessa: “Sim, eles já questionam, perguntam. É mais difícil como mãe, mas a gente tem que aprender a lidar. Para você ser mãe, principalmente nos dias de hoje, você precisa ter uma cabeça muito boa, não é só deixar a educação só para a escola. Você tem que explicar o porquê de tudo. Tento ser mais honesta possível e eu acho que essa é a melhor maneira de educar.”

Guia da TV: E você pensa em ter mais filhos?
Vanessa: “Não, por enquanto não.”

Mais lidas