Entrevista com Rafael Cardoso

Entrevista com Rafael Cardoso

Foto: João Cotta / Rede Globo

 

Quatro anos depois de chamar a atenção na novela Beleza Pura, da Rede Globo, Rafael Cardoso prova que não é só um rostinho bonito. Com apenas 26 anos, o ator encarou o desafio de interpretar o primeiro protagonista da carreira e hoje curte o sucesso de Rodrigo, da novela A Vida da Gente. O arquiteto caiu na graça do público e não há quem não tenha se emocionado com o jovem durante a trama. Nesta entrevista, o ator faz um balanço da novela que está na reta final, fala sobre a parceria com o elenco do folhetim e revela os seus projetos para 2012.Confira o bate-papo:

 

Guia da TV: Na reta final da trama, com quem você acredita que o Rodrigo irá terminar: Ana ou Manuela?
Rafael: “Não faço a menor ideia e adoraria saber já para te passar. Acho que essa incógnita fica no ar até o final. Para onde vai caminhar o final da trama, eu não sei. Acho que tudo está aberto e o final que a Lícia Manzo escolher, está ótimo.”

 

Guia da TV: Na última semana no ar, qual o balanço que fica do trabalho em A Vida da Gente?
Rafael: “Foi um trabalho maravilhoso. Acho que o sucesso da trama aconteceu um conjunto de coisas. A fotografia foi linda, a direção maravilhosa e o texto da Lícia primoroso, muito bem escrito e articulado. Isso sem falar na atuação do elenco bárbaro. Juntando tudo isso dá esse trabalho inesquecível, que foi A Vida da Gente. Não foi à toa que o folhetim foi escolhido, em 2011, por um prêmio, como a melhor novela.”

 

Guia da TV:  Como foi a experiência de formar a primeira parceria com a autora Lícia Manzo?
Rafael: “Uma delícia. Ela foi o todo tempo bem acessível, humana e extremamente carinhosa com todos. Sempre teve a preocupação de compreender o que se passava com todos. Não posso deixar de falar das atrizes com quem  trabalhei na novela. A união de todos também contribuiu para o sucesso da trama. O tempo inteiro juntos, dando motivação um ao outro. Todas foram grandes parceiras de cena.”

 

Guia da TV: O Rodrigo foi o primeiro protagonista da sua carreira. Você sentiu maior peso por estar dando vida a um personagem de maior destaque na trama?
Rafael: “Não posso negar que dar vida a um protagonista aumenta sim a responsabilidade. Até porque o personagem é um dos condutores principais da trama. Passei de um polo para o outro na minha carreira, e senti uma carga maior nas gravações, até porque são várias cenas rodadas por semana.”

 

Guia da TV: Você sempre foi de estudar bastante as cenas, de bater texto com os colegas de elenco, de ensaiar a cena?
Rafael: “Sou muito empenhado nas cenas que tenho que fazer. Gosto de estudar, me dedicar de verdade para cada fala do personagem. Sempre fico preocupado quando vou gravar. Fico aflito por um bom tempo, até saber que estou no caminho certo com o personagem. Quando estou no começo, até pegar a ‘manha’ do personagem, eu desapareço do mundo. Fico em casa estudando muito, muito mesmo, para construir uma base com mais argumentos para o personagem.”

 

Guia da TV: Como é a abordagem com os fãs?
Rafael: “A melhor possível. Eles sempre comentam sobre o Rodrigo e a pergunta de sempre é: com quem ele vai terminar a novela? Será com a Ana ou a Manuela? Acho engraçado.”

 

Guia da TV: Quais são os seus projetos para 2012?
Rafael: “Vou fazer o filme O Tempo e o Vento, do Jayme Monjardim.. Ainda tenho os projetos da minha produtora. Mas isso vai ficar mais para frente.”

Mais lidas