Entrevista com Luiza Valdetaro, Gerusa de Gabriela

Entrevista com Luiza Valdetaro

Foto: Andre Muzell e Roberto Filho / AgNews

 

Doce como sua personagem Gerusa em Gabriela, Luiza Valdetaro conversou com a Guia da TV e falou sobreas emoções da novela da Rede Globo. A atriz revelou como se preparou e o que tem de semelhante com sua personagem. Além disso, Luiza falou sobre o tratamento de sua filha, que está com leucemia, e aproveitou a oportunidade para agradecer o carinho e apoio dos fãs. “Só agradeço a Deus e a todos que rezam por nós! Energia boa chegando faz toda a diferença. Obrigada do fundo do meu coração!”, afirmou a atriz. Confira a entrevista:

Guia da TV: Ano passado você fez Cordel Encantado em que sofria por amor. E agora em Gabriela não é diferente. O que você acha que as duas tramas tem de semelhante?
Luiza: “Superficialmente parecem tramas muito semelhantes, porém, não são! As épocas e contextos fazem toda a diferença. Antônia, apesar de mais solitária e não ter uma amiga como Malvina, tinha uma potência interna já conhecida por ela.  Gerusa, não sofre somente por amor. Na verdade, a paixão por Mundinho, dispersa nela um novo olhar de mundo, Gerusa dispersa para vida. É um período duro e doloroso,  onde todas as ilusões de infância caem e a realidade se coloca firme em seu lugar. Antônia e Gerusa são personagens delicadas e fortes, mas em intensidades, critérios, épocas e contextos bem diferentes! Mostrar ao público essas duas pessoas que a primeira vista poderia ser semelhante, mas que não são! Estou adorando o desafio e gostando do resultado!”

Guia da TV: A Gerusa é uma menina sonhadora e delicada e normalmente os atores emprestam algumas características pessoais para os personagens. No seu caso quais foram?
Luiza: “Cada vez mais acredito que o maior ativo de um ator é a consciência de si próprio! Conhecer, de verdade e aceitar tudo o que temos de bom e de ruim. É o que nos define como atores maduros ou não. Claro que estamos sempre em construção e manutenção. Somos matéria viva. Mas a consciência e aceitação é a palavra-chave para podermos construir bons e diferentes personagens! Tenho várias características que apresento em Gerusa, mas não necessariamente na intensidade que ela vive.”

 

Guia da TV: Alguns personagens em Gabriela estão ganhando destaque por suas atuações e você é uma delas. Como é para você ter esse reconhecimento?
Luiza: “É a melhor resposta pra um ator! Ganhar espaço por reconhecimento de trabalho! Mas as parcerias fazem toda a diferença e não poderia deixar de citar a Vanessa (Giácomo) e o Mateus (Solano) por construírem comigo esse universo criativo e talentoso. Somos um time! E adoro esse meu time!”

Guia da TV: O que foi importante pra você compor a Gerusa?
Luiza: “Já tinha lido o livro na faculdade e re-li quando fui convidada a fazer. Mas não assisti às cenas antigas. Não gosto de ver nem teste quando outras estão fazendo antes de mim. Não sei se me influencia para bom ou ruim. Mas eu não gosto! Contamino-me pelo o que vi e acho que atrapalha minha criatividade instintiva.”

Guia da TV: Você começou a carreira em 2003 em Celebridade e já foi protagonista em Malhação. Desses 9 anos de carreira o que você acha que mudou na sua visão de atriz?
Luiza: “Muita coisa! Como disse, somos um material vivo dentro desta produção com tantas outras coisas.  Nesse tempo casei, tive minha filha e enfrento um diagnóstico de leucemia dela. Vivi e vivo vários papéis simultâneos. E sei que quanto mais o tempo passa, mais instrumentos e material tenho para usar em minha vida profissional!”

 

Guia da TV: Sempre que a vemos você está sempre muito bem vestida. De maneira delicada, romântica. Poderia dizer que as suas roupas descrevem a sua personalidade?
Luiza: “Tudo o que falamos, vestimos e sentimos, descreve nossa personalidade! Já mudei muito de estilo também.  E espero continuar mudando. Mas tem coisas que não saem do armário nunca, como meu all star branco, duas ou três calcas jeans, um vestido ou outro. Afinal, mulher sempre quer o novo, mas nunca largar do osso, né?! (risos) Adora moda, mas odeio ficar refém de qualquer coisa!”

Guia da TV: A Maria Luíza ainda está se recuperando. Mas como tem sido pra você enfrentar todo período?
Luiza: “Ela está ótima!  Poucos efeitos colaterais e muita alegria com tudo o que transcorre. Até ir ao hospital é um evento legal! Ela adora que toda a família fica por conta dela. Todos a fim de brincar, desenhar, contar histórias… Não tenho do que me queixar! Só agradeço a Deus e a todos que rezam por nós! Energia boa chegando faz toda a diferença. Obrigada do fundo do meu coração!

Mais lidas