Entrevista com Giovanna Lancellotti, a Lindinalva de Gabriela

Giovanna Lancellotti de camisa branca e saia

Foto: Alex Palarea e Andre Muzell / AgNews

 

Ela tem apenas 19 anos e atuou somente em duas novelas na tevê. Mas Giovanna Lancellotti passa segurança e encara os desafios como “gente grande”! Nesta entrevista para a Guia da TV, a atriz comenta sobre a fama repentina e mostra maturidade ao falar das cenas de nudez na novela Gabriela. Na trama das onze da Rede Globo, Giovanna é a doce Lindinalva, uma menina que perde tudo com a morte dos pais, é enganada pelo noivo, tem que virar prostituta para se sustentar e, ainda, é espancada e se vê sem nada novamente.  E tudo isso nem existia na primeira versão da novela, que foi exibida em 1975, na Rede Globo. A partir do mérito e talento de Giovanna, a personagem foi crescendo e ganhando o público do país inteiro. Conheça um pouco mais da atriz nesta superentrevista:

 

Guia da TV:  Qual o lado ruim da fama?
Giovanna:
“Às vezes pessoas falam mentiras, inventam, fazem uma foto de um ângulo mal tirado, colocam a legenda que desejam. Isso acontece com todo mundo. Mas até agora, com dois anos de carreira, foi tudo muito rápido e não tenho do que reclamar.”

Guia da TV: É um desafio interpretar a doce e forte Lindinalva de Gabriela?
Giovanna
: “É uma personagem muito importante e bacana para mim! Espero fazer outros grandes papéis, mas ela foi muito intensa e forte. Quando leio os capítulos, eu choro, porque é tanta desgraça que acontece com essa menina… Ela é guerreira, determinada, de muita personalidade. Não teve medo de virar prostituta para se sustentar, levou porrada do ex-noivo, mas voltou com a cabeça erguida.”

Guia da TV: Há alguma semelhança sua com a personagem?
Giovanna:
“Acho que é o lance de não desistir fácil das coisas, sabe? De não ficar chorando um tempão. Não! Aconteceu alguma coisa ruim, bola pra frente! Vamos tocar a vida.”

Guia da TV: A personagem já era grande ou você fez crescer?
Giovanna:
“Era um personagem notório, mas o destaque no relacionamento com Juvenal, nada disso tinha. Tomou uma proporção tão grande entre o público, que esses dias uma senhora me parou chorando, fiquei até assustada. Quando fazia a Cecília, as adolescentes se identificavam com gravidez e virgindade. Meu público mudou muito de Insensato Coração para cá.”

Guia da TV: Na hora que você leu o roteiro de Gabriela, por ser uma trama densa, você  pensou em não aceitar?
Giovanna:
“Nunca passou pela minha cabeça recusar o papel. É uma personagem incrível. Pensei se iria dar conta… Era um trabalho difícil, meu segundo papel na tevê. Um remake muito comentado e esperado. A Lindinalva não existia na primeira versão, então fiquei com medo. Mas isso é bom porque me esforcei na construção dela, meti a cara, e graças a Deus, o retorno foi positivo.”

Guia da TV: Como encarou as cenas de nudez?
Giovanna:
“Fiquei um pouco tímida, tenho só 19 anos!  Esse é o  meu segundo papel na tevê, e o Brasil todo me ver nua… Foi complicado (risos). Mas eu já sabia desde o começo. Então, não foi  uma coisa que me pegaram desprevenida. Já fui trabalhando isso na minha cabeça. Os atores e diretores foram superprofissionais.”

Giovanna Lancellotti como a prostitura Lindinalva

Foto: Raphael Dias / Rede Globo

Guia da TV: Qual final você espera para Lindinalva?
Giovanna
: “Acho que o Berto não vai deixar barato. Mas desejo que ele a deixe em paz! Tadinha! Ela já sofreu muito.”

Guia da TV: É seu segundo trabalho com o perfil de mocinha sofredora. Tem vontade de fazer outros perfis?
Giovanna
: “Eu quero fazer personagens desafiadores, não interessa se for vilã ou patricinha. Coisas que sejam diferentes do meu universo.”

Guia da TV: Você costuma se assistir em cena?
Giovanna
: “Vejo mil vezes, assisto todas as minhas cenas. A crítica dos outros é importante, mas a sua auto-avaliação também, porque a gente cresce e melhora.”

Guia da TV: Quais são suas referências no meio artístico?
Giovanna
: “Sempre admirei muito a Glória Pires. Tive a oportunidade de trabalhar com ela. É uma pessoa incrível. Depois que contracenei com a Débora Evelyn, ela passou a se tornar um ícone para mim.”

Guia da TV: Como surgiu o desejo pela atuação?
Giovanna:
“Sempre tive vontade de ser atriz, mas eu morava no interior, em São João da Boa Vista (SP) e lá não tinha teatro profissional. Quando completei 15 anos, insisti com meus pais para me deixarem mudar para São Paulo. Estudei por dois anos na Escola do Wolf Maya. Meu fascínio era teatro, o palco, nunca tinha pensado em televisão, até pintar o teste para Insensato Coração.”

Guia da TV: Já tem planos pra quando terminar Gabriela?
Giovanna
: “Vou fazer um cruzeiro.”

Guia da TV: E uma boa viagem é quando…
Giovanna
: “Depende da companhia. Todas as viagens que eu fiz foram com meus amigos ou minha família.”

Guia da TV: Morar sozinha te deu uma responsabilidade maior?
Giovanna
: “Moro sozinha desde os 15 anos. Tive que aprender a me virar sozinha mais cedo. Mas isso não significa que que eu seja uma pessoa totalmente madura porque tenho muita coisa para aprender ainda.”

Mais lidas