Entrevista com Eliane Giardini

Entrevista com Eliane Giardini

Foto: Ricardo Leal / Colaborador

 

“A Muricy é uma força da natureza!” É assim que Eliane Giardini define a sua personagem na novela Avenida Brasil, nova trama da Rede Globo. A mãe de Tufão, personagem de Murilo Benício, é uma mulher de personalidade forte, que quer mandar na vida de todos os membros da família. Além disso, a personagem de Eliane vai ter um romance com um homem mais novo e vai trair o novo namorado com o ex-marido, interpretado pelo ator  Marcos Caruso. Além de falar das novidades da novela das oito, a atriz ainda relembra o início da carreira e alguns personagens memoráveis como a Nasira de O Clone, além de revelar os segredos de beleza. Confira o bate-papo:

Guia da TV: Como foi o convite para participar da novela?
Eliane: “O convite veio do João Emanuel Carneiro. A gente fez a novela Cobras e Lagartos juntos e, algumas vezes, tivemos encontros como em Os Maias. A gente já se conhecia. Ele me ligou e disse: ‘ah, quero muito que você faça, é uma personagem muito bacana’. Isso tem um ano já. Estava fazendo Lara Com Z. Ele falou mais ou menos como seria a personagem e mandou a sinopse.”

Guia da TV: O que te faz aceitar um papel?
Eliane: “Não é muito pelo personagem. A novela é uma obra aberta e gosto de trabalhar a personagem. Não sou muito passiva. Eu gosto de trabalhar. Aceito um trabalho mais pelas pessoas que estão fazendo. Eu trabalhei praticamente a década passada toda com um núcleo só. Fiz muita coisa com a Glória Perez, Jayme Monjardim e Marcos Schechtman. Para mim, é a mesma coisa que estar em casa. Já conheço muito o jeito. Eu achei legal esse convite do João porque dá um outro rumo. É a primeira vez que não faço uma novela da Glória. E essa é a única coisa chata, que aperta o coração. Porque amo as loucuras e as viagens dela.” (risos)

Guia da TV: Como foi o seu processo de composição da Muricy?
Eliane: “Não fiz pesquisa. Sou mais intuitiva. Acho que somos múltiplos e a gente tem todos os personagens. Esses personagens de tevê sempre convocam lados da minha personalidade que não uso na minha vida. É meio terapêutico (risos). Pessoas politicamente incorretas, totalmente dominadas pela emoção e com pouca razão. São pessoas da ação. A Muricy é assim. É uma força da natureza!”


Guia da TV
: E como é a trama dela?

Eliane: ” Ela tem uma história bem engraçada com o marido. Eles se gostam muito, mas ele começa a se atrair por moças mais novas e arruma um caso com uma garota e eles se separam.A Muricy, então, arruma um namorado mais novo e os dois ficam nessa picuinha e começam a trair os namorados. Ela trai o namorado com o ex-marido. Tem umas situações bem engraçadas. É uma personagem bem interessante.”


Guia da TV
: E a parceria com o Marcos Caruso?

Eliane: “Eu era mulher dele na novela Tempos Modernos. Tinha uma história com o Antônio Fagundes, mas eu era casada com o Caruso. Ele é um querido! Adoro ele trabalhar com ele.”

 

 

Entrevista com Eliane Giardini

Foto: Renato Leal / Colaborador

Guia da TV: Qual é o seu personagem mais lembrado pelo público?
Eliane: “Eu acho que o personagem mais popular que eu fiz foi a Nasira, de O Clone. Não tenho dúvidas disso. Ela inaugurou uma outra vertente para mim. Até então eu fazia muitas personagens dramáticas. Foi um dos períodos mais divertidos da minha carreira.”


Guia da TV
: Você acredita que isso pode acontecer em Avenida Brasil?

Eliane: “Ainda estamos muito no início para encontrar isso em Avenida Brasil. A gente está dosando a personagem aos poucos. Eu gosto de sentir qual é a química que tem entre as pessoas. Gosto de pensar no time. Isso precisa de um tempo. Precisa fazer, sentir como são as pessoas, os espaços que elas te abrem, o que você abre para o outro. Isso é mais gostoso trabalhar.”


Guia da TV
: Como vcoê analisa a sua carreira?

Eliane: “Comecei em 1982, em Ninho da Serpente. Eu gosto de olhar para o passado. Gosto da minha história. Acho uma história profissional muito misturada com a vida pessoal. As minhas conquistas e meus ganhos sempre refletiram nos diversos aspectos. Da pessoa muito tímida que eu era, no sentido de ser difícil para desbravar caminhos e buscar coisas. Muitas vezes, eu preferia esperar que as coisas acontecessem. Só que elas não aconteciam. Aí tinha que batalhar e ir atrás. Quando eu olho para trás, eu vejo um crescimento profissional e humano muito interessante.”


Guia da TV: Você é crítica com o seu trabalho?

Eliane: “Já fui muito mais. Crítica no mau sentido, de não gostar de nada. Achar todos os erros, ver todos os problemas. Mas hoje não. Não fico mais olhando no monitor. Não olho as cenas que eu faço. Quero ter a sensação de que faço o melhor possível sem prestar muita atenção na parte técnica. Embora eu vá aprendendo com o passar dos anos. A gente sabe quando está fazendo e para que câmara. Mas isso não está em primeiro plano para mim. Eu quero ouvir o companheiro. Isso é o mais importante para mim, ouvir.”


Guia da TV
:  E como são os seus cuidados com a beleza?

Eliane: “Eu cuido da minha pele. Passo protetor, tiro sempre a maquiagem antes de dormir e hidrato diariamente.”

 

Mais lidas